top of page
  • Sérgio Fadul / Cruz Terra Santa

Nossa Senhora de Fátima


Nossa Senhora de Fátima teve origem na cidade de Fátima, uma cidade de Portugal onde três meninos, Lucia de Jesus Santos, com 10 anos e seus primos Francisco Martos de 9 anos e Jacinta Martos de 7 anos, tiveram a visão de Nossa Senhora.


Aconteceu no ano de 1917. Sete aparições de Nossa Senhora aos três meninos, sempre no dia 13 de cada mês. A primeira foi no dia 13 de maio. Lucia via e conversava com Nossa Senhora de Fátima. Francisco só via e não ouvia os diálogos. Jacinta via e ouvia, mas não falou com Nossa Senhora de Fátima.


História de Nossa Senhora de Fátima


Quando Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três, eles descreveram assim a visão: Parecia ter uns 18 anos a Senhora, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro, que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo. O rosto sobrenatural e divino, estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza. Em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas, e de seu corpo, especialmente do rosto irradiavam feixes de luz, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana.


No começo as crianças se assuntaram, mas Nossa Senhora de Fátima as tranquilizaram, dizendo para não terem medo, e que ela era do Céu. Nossa Senhora disse para rezarem o terço todos os dias, para alcançarem a paz e o fim da guerra. A mensagem de Fátima é uma mensagem de conversão e arrependimento.

Nossa Senhora de Fátima insiste na oração do terço. Ela disse que o comunismo só cairia depois de muita oração. E assim aconteceu. A oração e a Igreja, através do Papa João Paulo II tiveram papel decisivo na queda do muro de Berlin e, por conseguinte, do comunismo.


Perseguição contra as crianças de Fátima


Ninguém acreditava nas crianças. Na segunda aparição, somente 50 pessoas estavam presentes para tentar ver alguma coisa. Depois, as crianças sofreram grandes perseguições por parte dos poderes públicos. Chegaram a ser até presas na delegacia de Fátima, mas nunca negaram as aparições.


Oração de Nossa Senhora de Fátima que rezamos até hoje


Em uma das aparições, Nossa Senhora ensinou esta oração aos meninos. Ela foi acrescentada na reza do Rosário: Quando rezarem o terço, digam após cada mistério; Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.


Após a terceira aparição o povo começou a acreditar, e cada vez mais se aglomeravam mais pessoas, chegando a mais de trinta mil na última aparição.


Milagre de Nossa Senhora de Fátima


Na sexta aparição, Maria Santíssima disse a Lucia que naquele local, com o dinheiro das doações, deveria ser construída uma capela com o nome de Nossa Senhora do Rosário. E quando ela se levantava suavemente para ir embora, o sol apareceu entre as nuvens como um grande disco prateado, brilhando muito, mas sem cegar as pessoas. Começou a girar vertiginosamente e suas bordas se tornaram avermelhadas espalhando raios de fogo, de modo que sua luz refletia nas pessoas nas árvores, e foi vista até quarenta quilômetros de distância do local das aparições.


Por três vezes o sol girou e se precipitou sobre a terra, e todos com medo pediam perdão para Deus. O milagre durou cerca de dez minutos. A partir desses acontecimentos, a devoção a Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário, aumentou, se difundiu para o mundo todo, e hoje, em seu enorme santuário, todos os peregrinos vão fazer seus pedidos, agradecimentos e orações.


Significados e simbolismos da imagem de Nossa Senhora de Fátima


Túnica branca

A Túnica branca de Nossa Senhora de Fátima representa sua pureza e a santidade. Segundo as palavras do Anjo Gabriel, Maria é "Cheia de graça" (Lucas 1, 28). Cheia de graça quer dizer "cheia da graça de Deus, cheia de Deus". Tanto que, logo em seguida à saudação, o Anjo Gabriel diz: "O Senhor está contigo" (Lc 1, 28). Assim, a túnica branca tem todo esse significado de pureza e santidade.


O manto branco com bordados amarelos

O manto que a Virgem Maria veste sobre a cabeça, a túnica e todo o corpo, além de pureza e santidade, representa a Igreja. Branco e amarelo são as cores da bandeira da Igreja Católica. Com isso, compreendemos que Nossa Senhora é Mãe da Igreja. Esse, aliás, é um dos títulos da Virgem Maria.


Doze estrelas amarelas em volta de sua cabeça

Sim. Em volta da cabeça da Virgem de Fátima tem doze estrelas. Elas representam a Doutrina dos Apóstolos de Cristo, que foram doze. As doze estrelas amarelas representam também a totalidade da Igreja, toda a Igreja, que está na mente (em volta da cabeça) e no coração da Mãe de Deus e dos homens.


Os raios que saem das estrelas

Os raios que saem das estrelas e da aura de Nossa senhora representam as graças que podem ser alcançadas através da participação assídua na Igreja e da intercessão de Nossa Senhora. São graças infinitas que estão à disposição de todos aqueles que as procuram com sinceridade.


O terço nas mãos de Maria

O terço nas mãos de Maria representa a oração que Nossa Senhora pediu com tanta insistência nas aparições de Fátima. Cada Ave-Maria é uma rosa que oferecemos a ela. Daí o nome de "Rosário" dado aos quatro terços que compõem esta maravilhosa oração. O terço é uma oração simples e acessível a todos. E, ao contrário do que se imagina quando não se conhece, o terço é uma oração "Cristocêntrica", isto é, o foco da oração está em Jesus Cristo.


Os três pastorzinhos

Em Fátima, Nossa Senhora apareceu a três crianças: Lucia, 10 anos, Francisco, 9 anos e Jacinta, 7 anos. Os três eram analfabetos e oriundos de famílias pobres. Mas, através deles, Nossa senhora abalou o mundo.


A nuvem

A nuvem representa o céu. Nossa Senhora veio à terra, mas não saiu do céu. Significa que as visões que os pequeninos de Fátima tiveram foram visões celestiais. A nuvem aos pés de Nossa Senhora nos lembra que nosso destino é o céu e que este mundo é passageiro.


A azinheira

A azinheira é a árvore sobre a qual a nuvem e nossa Senhora apareceram. Trata-se de uma árvore da família dos carvalhos, que é muito comum na região de Fátima, em Portugal. A aparição sobre a azinheira nos lembra que a aparição celeste aconteceu sobre um ser vivo, uma árvore. Os enfeites de flores e vegetais sobre os altares devem ser sempre feitos com plantas vivas, pois elas nos lembram a vida que vem do Criador.


Os cordeiros

Os cordeiros representam o trabalho dos pastorzinhos, mas representa também Jesus Cristo, o "Cordeiro de Deus" que tira o pecado do mundo (Jo 1, 29)Oração a Nossa Senhora de Fátima"Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graça contidos na prática de vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter com essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Vossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de vossos preciosos frutos e alcancemos a graça, que vos pedimos nesta oração, se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Amém. Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós.".


Oração a Nossa Senhora de Fátima


Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graça contidos na prática de vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter com essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Vossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de vossos preciosos frutos e alcancemos a graça, que vos pedimos nesta oração, se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Amém.


Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós.



MARTIROLÓGIO ROMANO

13/05


Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, cuja contemplação, no lugar de Aljustrel, como Mãe clementíssima segundo a graça, sempre solícita pela adversidade dos homens, exorta multidões de fiéis à oração pelos pecadores e à íntima conversão dos corações.

(† 1917)


2. Em Maastricht, na Gália Bélgica, atualmente na Holanda, São Servácio, bispo de Tongres, que, nas controvérsias suscitadas em vários concílios acerca da natureza de Cristo, defendeu a verdadeira fé nicena.

(† c. 384)


3*. Em Poitiers, na Aquitânia, na actual França, Santa Inês, abadessa, que, consagrada pela bênção de São Germano de Paris, governou com grande espírito de caridade o mosteiro de Santa Cruz.

(† 588)


4*. Em Goriano Sícoli, nos Abruzos, região da Itália, a Beata Gema, virgem, que viveu encerrada numa pequeníssima cela junto da igreja, de onde apenas podia ver o altar.

(† 1465)


5*. Em Como, na Lombardia, também região da Itália, a Beata Madalena Albríci, abadessa da Ordem de Santo Agostinho, que estimulou eminentemente o fervor das irmãs religiosas.

(† 1834)


6*. Em Le Puy-en-Valay, localidade da região de Poitiers, na França, Santo André Huberto Fournet, presbítero, que, sendo pároco durante a Revolução Francesa, embora proscrito pelos inimigos da Igreja, fortaleceu na fé os fiéis; e depois de restituída a paz à Igreja, juntamente com Santa Isabel Bichier des Âges, fundou o Instituto das Filhas da Cruz.

(† 1834)

163 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page