• nsdagloria

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


Muitas coisas se dizem a respeito dos anjos e arcanjos. Muitos nomes e funções, mas a verdade é que na Bíblia só quatro nomes são citados. Além dos três arcanjos, o anjo decaído, que outrora fora príncipe da luz.


Na hierarquia angelical, os arcanjos e os anjos seriam os mais próximos a nós. Porém, alguns dizem que os três arcanjos que conhecemos seriam do mais alto grau, os que ficam mais próximos de Deus, o que não é verdade, mas existe uma corrente de pensamento que associa a uma mudança de hierarquia destes para o serviço mais próximo aos homens, após a queda dos anjos. Enfim, nada concreto. O que sabemos hoje sobre os anjos é fruto de estudos de São Tomás de Aquino.


Mensageiros de Deus, bendizei ao Senhor, heróis poderosos que cumpris suas ordens, sempre atentos à sua palavra. (Sl 102, 20)




São Miguel Arcanjo


O nome Miguel, vem da língua Hebraica. É um nome em forme de uma pergunta: “Quem como Deus?” É, na verdade, uma “pergunta afirmação”, pois "ninguém é como Deus". Sendo este também o significado deste nome. O nome Miguel significa ainda "semelhança de Deus".


Guardião, guerreiro


São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro, que defende o trono celestial. Ele é também o defensor e protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do exército celestial, dos anjos que são fiéis a Deus. Ele é conhecido também como o Arcanjo da Justiça e Arcanjo do arrependimento. São Miguel Arcanjo é o grande combatente e vencedor das forças do mal.


São Miguel Arcanjo nas Escrituras


Seu nome é citado três vezes nas Sagradas Escrituras: A primeira, no Antigo Testamento, está no capítulo 12 do livro de Daniel. A segunda, já no Novo Testamento, na carta de são Judas e a terceira, no capítulo 12 do livro do Apocalipse.


Culto a São Miguel Arcanjo


O culto a São Miguel Arcanjo está presente na Igreja desde os primórdios. A ele são dirigidas novenas e orações pedindo a proteção contra o mal e a direção no caminho de Deus.


São Gabriel Arcanjo


O nome Gabriel também vem do Hebraico e quer dizer "Deus é meu protetor" ou, ainda, "homem de Deus". São Gabriel Arcanjo tem como missão principal ser o anunciador das revelações de Deus.