top of page
  • Foto do escritorWillians Júlio

Breve história de nossa Padroeira

Atualizado: 20 de nov. de 2020



Nossa Senhora não morreu. Ela foi levada ao Céu pelo poder de Deus. Por isso, desde os primórdios, os fiéis festejam a Assunção de Nossa Senhora e sua glorificação no Céu. E é daí que se origina o título Nossa Senhora da Glória, referindo-se a três verdades de fé professadas pela Igreja: a Dormição de Nossa Senhora, sua Assunção ao céu em corpo e alma e sua Glorificação como Rainha do céu e da terra.

Assunção quer dizer ser elevado (a), ou seja, Maria não subiu ao Céu pelo seu próprio poder, mas foi levada ao Céu pelo poder de Deus. É o quarto Mistério Glorioso contemplado no Terço. A Assunção de Maria é também um dogma da Igreja Católica proclamado pelo Papa Pio XII em 1950. No documento eclesiástico promulgado no dia primeiro de novembro de 1950, Festa de Todos os Santos, o Papa Pio XII declarou como dogma revelado por Deus que Maria, Mãe imaculada perpetuamente Virgem de Deus, após a conclusão da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória dos Céus.


A Festa da Assunção de Maria, como Nossa Senhora da Glória é um sinal para nós que um dia, pela Graça de Deus, e os nossos esforços, também poderemos nos juntar à Mãe Santíssima, dando glória a Deus. A Assunção é uma fonte de grande esperança para nós, pois aponta o caminho para todos os seguidores de Cristo, que imitam a sua fidelidade e obediência à vontade de Deus. Onde Nossa Senhora está agora, nós também estamos destinados a estar e podemos esperar por isso contando com a Graça Divina. O fato de Maria ser elevada ao céu é o resultado lógico de sua natureza imaculada, exclusivamente protegida – também pela Graça de Deus – do pecado original.


O Catecismo da Igreja Católica, na Profissão da Fé, capítulo 3, parágrafo 6, diz: “Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada e imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do Universo. A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos: Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó Mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus Vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte”.


A festa de Nossa Senhora da Glória é a mesma festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, em que a Igreja celebra a glorificação de Maria coroada como rainha do céu e da terra. Por isso, Nossa Senhora da Glória é representada com uma coroa na cabeça, um cetro na mão e o Menino Jesus nos braços. Ela é celebrada em 15 de agosto.

193 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page