• Fonte: Canção Nova

Exorcismo Romano, do Papa Leão XIII

Forte oração de libertação contra os espíritos malignos


O primeiro nome citado no título refere-se a Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci Prosperi Buzzi, nascido em Carpineto Romano, Itália, a 2 de março de 1810, tendo sido ordenado sacerdote católico em 31 de dezembro de 1837. Foi eleito Pontífice da Cristandade em 20 de fevereiro de 1876, assumindo o nome de Leão XIII, assim permanecendo até sua morte em Roma, a 20 de julho de 1903.

Conhecido por seu intenso zelo católico e apostólico, notabilizou-se também por sua austeridade e devoção a São Miguel Arcanjo, bem como por suas encíclicas, nas quais aponta, de forma inequívoca, as falhas fundamentais do Capitalismo liberal e o aspecto intrinsecamente satânico do Comunismo. Dentre tantas obras de apostolado e catequese escritas por Sua Santidade, Leão XIII, destaco uma que me é muito cara e preciosa: o Exorcismo sob a invocação de São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste e Servo dos Servos de Deus.


Em certa manhã, estava S. S. Leão XIII em contemplação diante do Altar da Eucaristia quando, repentinamente, mudaram-se suas feições bruscamente, segundo testemunhas que acorreram ao então Papa. Este fechou-se em seu gabinete particular e escreveu, sofregamente, o texto do Exorcismo que segue abaixo, que está contido no documento Acta Sanctæ Sedis, vol. XXIII, da página 743 à 746.

Segundo alguns, este Exorcismo pode ser rezado tanto por leigos como por sacerdotes. Na verdade, estes últimos deveriam saber de cor, já que Leão XIII havia determinado que ele deveria ser executado logo antes de realizarem-se as celebrações do Santo Sacrifício da Missa como forma de afastar a influência de Satanás e seus anjos rebeldes.


EXORCISMO CONTRA SATANÁS E OS ANJOS REBELDES, ORDENADO POR DECRETO DO SUMO PONTÍFICE, LEÃO XIII


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

SALMO 67

Levanta-se, Deus, e possam ser dispersos seus inimigos; e fujam de diante de sua Face aqueles que O odeiam. Assim como desaparece a fumaça, que eles sumam; assim como derrete-se a cera diante do fogo, também pereçam os pecadores diante de Deus.

SALMO 34

Julga, Senhor, aqueles que me ferem; derrote aqueles que me atacam. Sejam confundidos e sacudidos os que perseguem minha alma. Sejam repelidos para longe de mim, e confundidos, aqueles que pensam em me fazer mal. Que sejam como o pó ao vento, com o Anjo do Senhor a fustigá-los! Que seu caminho seja de Trevas e incerto, com o Anjo do Senhor a perseguí-los! Porquanto, sem motivos, tramaram minha ruína por suas armadilhas e reprimiram-me na fragilidade de minh’alma. Venha sobre ele a insídia sem avisos, e a rede que ele esconde o prenda, caindo ele em seu próprio laço. Minha alma, porém, exultará no Senhor e rejubilará por sua Salvação. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

PRECE A SÃO MIGUEL ARCANJO

Gloriosíssimo Príncipe da Milícia Celeste, São Miguel Arcanjo, defenda-nos no Combate e nas lutas, que travamos contra os principados e potestades, contra os dirigentes deste mundo de Trevas, contra as armadilhas espirituais, espalhadas nas regiões do Ar (Efésios, cap. 6). Acorra em auxílio dos homens, os quais Deus criou inextinguíveis, à Sua Imagem e Semelhança, resgatado da tirania do Diabo a grande penhor. Peleja com o Exército dos Santos Anjos as batalhas do Senhor, assim como batalhastes outrora contra Lúcifer, chefe orgulhoso, e seus anjos rebeldes. “E não prevaleceram, nem achou-se mais lugar para eles no Céu. Mas foi lançado aquele grande Dragão, a Antiga Serpente, chamada Diabo, e Satanás, que busca seduzir o Mundo todo. E lançado foi à Terra e seus anjos o acompanharam (Apocalipse, cap. XII). Eis que (nosso) antigo inimigo e homicida se ergueu. Transfigurado em Anjo de Luz, com toda a (sua) súcia de espíritos malignos rodeia e invade a Terra, como se pudesse dela apagar o Nome de Nosso Deus e de Seu Cristo, ou como se, acaso, pudesse matar e fazer perder em danação eterna as almas destinadas à Coroa da Glória Eterna. O miasma de sua perversão, bem como seu rio cheio de imundícies o Dragão inoculou na mente dos depravados e corruptos de coração, nos mentirosos, ímpios e blasfemos; carregou a todos com o odor mortífero da luxúria, de todos os vícios e iniquidades. Inimigos astutíssimos encheram a Igreja, Esposa Imaculada do Cordeiro, de frutos amargos, inebriando-a com absinto e lançando mão de todas as suas atraentes armadilhas iníquas. Onde estiver a Sé do Beatíssimo Pedro e sua Cátedra, constituída pela Verdade para a iluminação dos povos, aí [os inimigos] têm seu trono de abominação e impiedade. Ferido o Pastor, acabam perdendo-se o rebanho. Acorrei, assim, Condutor invencível, em auxílio do Povo de Deus contra as seduções espirituais que se erguem, e que vençamos! És venerado como Guardião e Patrono da Santa Igreja. Glorificado és como defensor contra os poderes nefastos do Mundo e dos Infernos. A ti, traz o Senhor as almas resgatadas, postas em suprema beatitude. Rogai ao Deus da Paz, para que contenha a Satanás sob nossos pés, não continue ele a manter cativos os homens nem a fazer mal à Igreja. Ofereça nossas preces ao Altíssimo, para que cedo nos contemplem as misericórdias do Senhor, sendo presos o Dragão, a Antiga Serpente, que é o Diabo, e Satanás, enviando este acorrentado ao Abismo, para que não mais seduza os povos (Apocalipse XX). Assim, confiados à tua proteção e tutela, sob a autoridade de nosso Sagrado Ministério, nos reunimos, firmes e com Fé, para rechaçar as infestações da fraude diabólica, em Nome de Jesus Cristo, Deus e Senhor nosso.

– Eis a Cruz do Senhor, fujam seus inimigos!

– Venceu o Leão da tribo de Judá, raiz de Davi.

– Venha a tua Misericórdia, Senhor, sobre nós!

– Como esperamos em Vós!

– Senhor, atende à minha oração.

– Chegue a Vós o meu clamor.

– O Senhor esteja convosco.

– E