• PASCOM - Sérgio Fadul

Conhecendo a simbologia da imagem de Nossa Senhora da Glória

É importante o conhecimento das imagens, pois cada imagem, seja de um santo, seja de Nossa Senhora, tem simbolismos que representam o seu nome.


Eu tenho tentado fazer um trabalho sobre iconologia das imagens, o que é muito difícil, diante de tantas informações alteradas e imagens mudadas, seja por desconhecimento, seja só porque para um comerciante é mais "bonita" a imagem de outra forma e ele diz que aquela imagem também é a tal que a pessoa procura e a mentira se espalha, como se fosse verdadeira.


A imagem de Nossa Senhora da Glória é um exemplo disso... Não existe só uma imagem que caracteriza o nome de Nossa Senhora da Glória, mas a nossa imagem escolhida para ficar no altar é particularmente muito semelhante a diversas outras. Vamos conhecer a característica que diferencia?


Estas são algumas das imagens de Nossa Senhora tem o Menino Jesus nas mãos: Nossa Senhora da Ajuda, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Purificação, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Lampadosa, e outras tantas... mas cada uma delas tem um pequeno detalhe que as diferencia.

Vamos ver então as imagens delas para depois colocarmos as características da nossa imagem.


Nossa Senhora da Luz é uma das imagens que no Brasil é semelhante à Nossa Senhora da Glória. Porém, os quadros originais mostram grande diferença. Maria tem seu manto, que a cobre desde a cabeça, mas a coroa é sustentada pelos anjos. Seu manto é azul e a túnica, branca. Em sua mão direita ela socorre o homem que está prestes a ser engolido pela besta.

O menino Jesus não apresenta a coroa nas imagens, veste uma túnica vermelha e tende os dois braços para o lado esquerdo, onde um anjo sustenta uma cesta onde contém o coração inflamado de amor de tantos evangelizadores. Em sua mão direita ele tem um dos corações. Esta imagem foi uma devoção de Pero Martins, por causa de sua libertação da mão dos árabes, que o prenderam quando ele fez uma expedição para África. Ele teve uma revelação por conta de suas orações, onde Nossa Senhora o instruía... mas isto ficará para outra matéria.


Nossa Senhora Auxiliadora também tem muita semelhança com a Nossa Senhora da Glória. Talvez a que é realmente mais similar. Ela tem o cetro na mão direita e usa uma coroa. Jesus também usa uma coroa e fica com as mãos abertas. Mas notem que o manto dela não desce desde a cabeça. E as cores também, com o manto azul, mas a túnica vermelha. E a túnica do Menino Jesus é verde.


A princípio, quando vi a imagem barroca, vi total semelhança com a nossa imagem, mas ao fazer uma busca mais detalhada, notei que houveram mudanças nas características. A imagem correta mostra Nossa Senhora com o braço direito aberto, em acolhida. E Jesus com o braço esquerdo em acolhida. O Seu braço direito fica escondido. Vemos também que o manto, que não chega a cobrir a cabeça, é usado pelos anjos para cobrir os seus filhos espirituais. Sua túnica é branca e a do Menino Jesus é vermelha. Existe uma variação desta imagem que usa o Carmelo para designar, talvez, qual seria a ordem que usa esta imagem. Tanto Maria, quanto Jesus estão com a coroa.


A Nossa Senhora da Candelária se assemelha muito com Nossa Senhora Auxiliadora, porém, seu olhar é para baixo e em sua mão direita tem uma vela (aquelas antigas que eram enormes). E Jesus segura em sua mão esquerda o globo, com a mão direita em benção (IC XC - Nome acima de todo nome).

A maioria das imagens retrata tanto Nossa Senhora, quanto Jesus com as suas coroas. O manto de Nossa Senhora não cobre a cabeça e é azul. E a túnica é vermelha, ou rosa. Já a túnica de Jesus é clara, em algumas um amarelo quase branco, em outras um ciano quase branco. Nota-se assim que a terceira imagem não segue em nada a ideia, ou pode ser de outra denominação.


Nossa Senhora da Penha é muito parecida também com a imagem de Nossa Senhora da Candelária, porém, em muitas apresenta como se estivesse em uma montanha (Penha de França é uma serra que fica na Espanha, próxima de Salamanca) e, em algumas representações, a imagem tem aos pés um peregrino, a cobra e o lagarto.

Observamos que os braço direito de Nossa Senhora segura o pé do Menino Jesus e, dele, sustenta o seu cetro. Há imagens que retratam só Jesus com o cetro. A imagem tem o manto é azul, com a túnica branca e sobretúnica vermelha. Já a do Menino Jesus é clara, podendo ser branca ou azul clara. Ambos tem a coroa em suas cabeças.


Nossa Senhora da Purificação lembra a Nossa Senhora da Candelária, sendo que sem coroa e o Menino Jesus fica com os braços abertos. Ambos apresentam um sorriso em seus rostos.


E para não nos delongarmos muito, visto que existem muito mais imagens parecidas, vemos agora a Nossa Senhora da Lampadosa. Seu manto e sua túnica são dourados. O Menino Jesus não tem túnica. Nossa Senhora segura em sua mão direita um coração, simbolizando o amor, e Jesus segura uma pomba, simbolizando a união com o Espírito Santo. A outra mão fica em sinal de benção (IC XC).


Então, podemos ver agora melhor as diferenças de nossa imagem. Maria tem um manto azul, com véu. E uma túnica branca. Jesus tem túnica branca. Maria segura o cetro com a mão direita. Jesus fica de braços abertos.

Tanto Maria, quanto Jesus tem em suas cabeças a coroa. Um pequeno detalhe é que a coroa é barroca. Se observarem bem as coroas tem diferenças de estilo. Então elas podem revelar de onde vem a devoção também. As francesas e as inglesas, ao meu ver são mais simples (não quer dizer que não sejam mais caras ou luxuosas, mas que tem menos detalhes).

Portanto, a nossa imagem traduz a glorificação de Nossa Senhora, mãe de Deus e nossa, que se veste cobrindo a cabeça e com um véu, em sinal de respeito à Deus. Ela carrega, junto com Jesus, a realeza e o cetro é o sinal de santidade.

Nossa Senhora da Glória também tem outras imagens, mas estas também se confundem com outros títulos, que são comemorados no mesmo dia, 15 de agosto.


Ficamos então por aqui, espero que ajude a vocês a diferenciar as imagens até na hora de adquirir uma para sua oração.


Fiquem com Deus. Paz e bem.


0 visualização
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square