• Aleteia

Morre Cardeal Silvestrini, que serviu a 7 Papas


Pêsames de Francisco pelo falecimento do cardeal Silvestrini, dono de uma impressionante ficha de serviços prestados à Igreja


Mediante telegrama enviado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco manifestou suas condolências aos familiares do cardeal Achille Silvestrini, que faleceu neste 29 de agosto, no Vaticano, aos 95 anos de idade.


A mensagem de Francisco afirma:


“Lembro-me com espírito de agradecimento da colaboração que ele prestou durante tantos anos à Santa Sé a serviço de sete pontífices. Ele deixa a recordação de uma vida dedicada à sua vocação de sacerdote atento às necessidades dos outros, de diplomata hábil e dócil, de pastor fiel ao Evangelho e à Igreja. Elevo orações de sufrágio para que o Senhor o acolha com alegria e paz eterna e envio a consoladora bênção apostólica aos que compartilham a dor da sua morte”.


Uma longa e impressionante trajetória de serviço à Igreja

  • Nascido na Itália em 1923, Silvestrini foi ordenado sacerdote em 1946 e, aos 30 anos, começou a trabalhar na seção do serviço diplomático vaticano que lidava com os casos específicos de Vietnã, China, Indonésia e Sudeste Asiático.


  • Na década de 1970, foi representante da Santa Sé nas discussões sobre a limitação das armas nucleares, atuando na Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa e participando da comitiva que foi a Moscou entregar o documento de adesão da Santa Sé ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Ainda em relação ao mesmo tema, chefiou delegações da Santa Sé na Conferência das Nações Unidas sobre o uso pacífico da energia nuclear.


  • A partir de 1973, foi subsecretário do Conselho de Assuntos Públicos da Igreja, tornando-se secretário seis anos depois.


  • Entre diversas questões internacionais delicadas, desempenhou importante papel nas negociações entre a Itália e a Santa Sé durante a revisão do Tratado de Latrão em 1984.


  • Tornado arcebispo em 1979 e cardeal em 1988, foi nomeado chefe da Assinatura Apostólica, equivalente ao Supremo Tribunal do Vaticano.


  • Foi também prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais e, além das missões vaticanas, animava desde 1969 uma comunidade composta por graduados universitários, profissionais e simpatizantes.


Que Deus o acolha em Seu abraço eterno!


Tags: