top of page
  • Foto do escritorSérgio Fadul

Fondue de Queijo Simples


Vem chegando o... Inverno!


As manhãs "demoram mais a acordar" e as noites vem "dormir mais cedo"... O friozinho da noite começa a causar calafrios no meio do sono e começamos a tirar os edredons dos armários.


Apesar de, oficialmente, o inverno só começar no dia 21 de junho, a primavera parece tomar as roupas do inverno. Enfim, os tempos parecem estar um pouco desajustados...


Pensando nisto, lembro que quando chega o verão todo mundo corre para fazer churrasco, feijoada, tomar aquela cervejinha e outros drinks e bebidas geladas, mas, quando o tempo é invernal, tudo muda. Caldos quentes, sopas e cremes tomam o lugar, acompanhados com o delicioso vinho e os licores.


Então, pensei eu, que tal um fondue?


Fiz uma receita simples e fácil de executar em qualquer casa, com a vantagem de não ser tão cara... Vamos experimentar?


Receita para família


4 pessoas

Para quem quer algo mais requintado, segue entre parenteses o que pode substituir.


350 g de Requeijão cremoso, ou 400 g de Creme de Leite

300 g de Queijo Mussarela (caso queira, use o Gruyère)

100 g de Queijo Gorgonzola (caso queira, use o Roquefort)

100 g de Queijo Provolone (caso queira, use o Emmental)

200 g de Queijo Gouda (caso queira, use o Estepe)

Noz Moscada

Vinho Branco (caso não queira usar bebida alcóolica, pode usar caldo de carne preparado, só o caldo, na mesma quantidade do vinho)

Pão tipo baguetinha francesa casca dura (caso queira, use o Pão Italiano, ou a Ciabatta) na quantidade que lhe aprouver.

A gente pode utilizar o aparelho de fondue, mas pode ser em um recipiente fundo com teflon. Importante ter garfos mais delicados, caso não tenham as petisqueiras (garfos compridos).

Deixe cortado em cubos, o pão de sua escolha. Caso seja o baguete, escolha aqueles que são finos, para que ao cortar seja sempre com a casca para dar firmeza. Se for pão italiano ou Ciabatta, corte em cubos de 2 a 3 cm. Deixe já preparado, na mesa.

Caso você goste, pode colocar também verduras e legumes cortados para se servir (palmito, aspargo, brócolis americana cozida, cenoura cozida e batata cozida, desde que não estejam muito cozidas, para não ficar muito mole...)


Pegue uma panela teflon e coloque 100 ml de vinho branco em fogo baixo. Adicione uma pitada, ou duas, conforme o gosto, de Noz Moscada. Coloque o Requeijão, ou o Creme de Leite e mexa bem. Insira o primeiro queijo, Mussarela (ou Gruyère) em pequenos cubos e mexa até derreter. Logo após, coloque os demais queijos, também em pequenos cubos ou pedaços, mexendo um pouco mais que antes, para que eles se misturem bem.


Caso tenha o aparelho, aconselho a preparar na panela, antes de colocar no aparelho. Colocar diretamente pode queimar o queijo e dar um gosto diferente. Outra coisa, não coloque a chama tocando o aparelho, mas distante o suficiente para aquecê-lo.


É só espetar o pão, ou o legume, mergulhar e desfrutar...

Pra beber? Um vinho branco ou tinto para os adultos e um bom suco natural de uva para as crianças.

Uma coisa eu garanto... Depois o soninho vai ser mais gostoso...


Bom proveito!








18 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page