top of page
  • Aleteia Brasil

Totalitarismo abortista: prefeito proíbe vigília de oração pelo fim do aborto

Atualizado: 27 de dez. de 2020


Juan Pablo Gallo, do Partido Liberal colombiano e prefeito da cidade de Pereira, a 350 quilômetros a oeste de Bogotá, proibiu no município a vigília da oração e jejum chamada 40 Dias pela Vida. Revelando intolerância, parcialidade e grave enviesamento ideológico, ele argumenta, absurdamente, que a campanha “viola os direitos fundamentais” das mulheres grávidas.


Segundo a plataforma CitizenGO, Gallo enviou uma carta aos organizadores da iniciativa 40 Dias pela Vida “explicando” a proibição: segundo ele, os apoiadores da campanha “violam os direitos fundamentais das mães grávidas impondo seus pontos de vista sobre o aborto”.


A campanha não comete violação alguma, pois se encaixa perfeitamente no direito fundamental à liberdade de consciência e de manifestação. Ao contrário do aborto, que assassina um ser humano indefeso, a campanha 40 Dias pela Vida não obriga ninguém a concordar com ela.


Um abaixo-assinado organizado na plataforma CitizenGo reuniu mais de 7 mil assinaturas em apenas 2 dias para denunciar a ilegal atitude do prefeito: “Proibir manifestação por razões ideológicas é simplesmente totalitário”.


A campanha 40 Dias pela Vida começou nos Estados Unidos em 2004 e, desde então, espalhou-se pela América Latina. Neste ano, de 14 de fevereiro a 25 de março, coincidindo com a Quaresma, está sendo realizada a sexta edição na Colômbia. Durante a campanha, grupos de voluntários se organizam para rezar em frente a clínicas de aborto, além de acompanharem, aconselharem e ajudarem as mulheres que chegam a esses locais pensando em abortar.


Não é a primeira vez que o prefeito de Pereira impõe obstáculos totalitários para a realização desta vigília de oração.

Germán Díaz, responsável pela campanha 40 Dias pela Vida em Pereira, declarou à agência católica ACI:


“No ano passado, em março de 2017, fizemos a campanha. Foi a primeira campanha em Pereira e a realizamos em frente a um lugar onde praticam abortos, chamado ‘Oriéntame’. No 35º dia de oração, o prefeito realizou uma operação de despejo, alegando que estávamos invadindo o espaço público”.


Felizmente, os 5 dias que faltavam puderam ser concluídos graças aos vizinhos que emprestaram o quintal das suas próprias casas.


Na segunda campanha em Pereira, em setembro do ano passado, “fizemos um pedido de autorização para usar o espaço público, (mas) o pedido nos foi negado sistematicamente”, conta Díaz. Neste ano, os trâmites foram novamente realizados na prefeitura, mas a permissão “novamente foi negada. Argumentaram que não podemos usar o espaço público para essas campanhas”.


No entanto, a manifestação pública reforçada por milhares de assinaturas na plataforma CitizenGO teve impacto: Juan Pablo Gallo chamou o responsável pela campanha 40 Dias pela Vida para “ver como poderíamos chegar a um acordo”. A reunião ocorreu neste dia 13 de fevereiro.

Prefeito pró-aborto, abuso de autoridade e interesses particulares


Jesús Magaña, diretor da organização Unidos pela Vida, que organiza anualmente a multitudinária Marcha pela Vida na Colômbia, declarou sem papas na língua ao grupo ACI:


“O prefeito que pertence ao Partido Liberal e os seus funcionários são pró-aborto. Ele procurou, através dos decretos municipais, impedir o direito humano fundamental e também constitucional de liberdade de manifestar-se e expressar-se, com o argumento de que não se pode violar o direito ao aborto para mulheres grávidas. E esse suposto direito não existe. É um conchavo ideológico político e talvez comercial da administração pública de Pereira com os promotores do aborto, especialmente das empresas ‘Oriéntame’ e ‘Profamilia’, que são associadas à Planned Parenthood”.


A Planned Parenthood é a maior multinacional abortista do mundo, acusada nos Estados Unidos de traficar órgãos e tecidos de bebês abortados em suas instalações. O presidente Donald Trump cortou neste ano os polpudos financiamentos federais que, durante o governo de Barack Obama, eram destinados a essa organização.


Jesús Magaña enfatizou que “já está sendo realizado um grande protesto cidadão através da plataforma CitizenGO”, além de “ações legais por parte dos líderes pró-vida na Colômbia”.


A manipulação de fatos, estatísticas e conceitos é típica do discurso abortista, conforme se constata em casos descarados como este, ocorrido no Brasil sob os pouco surpreendentes auspícios da Rede Globo.

26 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page