top of page
  • Foto do escritorSérgio Fadul

Qual a forma correta de receber a Sagrada Comunhão na Santa Missa?


A Sagrada Comunhão recebida na Santa Missa deveria ser para nós, católicos, momento de muita gratidão e respeito.


Nós, após nossa conversão, ou quando crianças, nos preparamos para a Primeira Eucaristia, para que possamos entender a grandiosidade da Comunhão de Cristo na nossa vida.


Este texto só tem como função informar a forma correta de receber a comunhão, para que não incorramos em faltas que podem ser graves contra o Corpo Eucarístico de Jesus.


As formas corretas de receber a Sagrada Comunhão


As formas ordinárias


1 - Na boca, de joelhos

2 - Na boca, em pé

Recomenda-se uma reverência, antes de receber a Hóstia Consagrada.



A forma extraordinária


3 - Nas mãos, em pé


Apesar de ser um costume desde o século IV, devido ao grande número de situações indevidas, a Igreja optou por esta forma, de receber nas mãos, ser uma forma extraordinária. As situações iam desde a subtração da Sagrada Comunhão para fins alheios ao da missa, como pela falta de respeito, assim como o simples fato de mãos estarem sujas, ou até com objetos, ou com coisas escritas nelas. Há uma cidade, na Bolívia, que os fiéis foram proibidos de receber nas mãos por conta da quantidade de falta de respeito com a Comunhão.


Ainda assim, se for comungar recebendo em suas mãos, DEVE comungar na frente do ministro. Também deve-se observar em receber a comunhão na MÃO ESQUERDA, que terá a mão direita abaixo dela. Após ser colocada a Hóstia Consagrada, pegará com a mão direita e colocará na boca. Só uma observação particular: não existe essa de "Ah... Eu sou canhoto e faço de outra forma...", siga a instrução somente.



O que não devemos fazer, de forma alguma, na comunhão


1 - Pinçar a Hóstia Consagrada das mãos do ministro

2 - Beijar a Hóstia Consagrada


3 - Não abrir a boca direito para a introdução da Hóstia Consagrada


4 - Querer receber a Hóstia Consagrada nas mãos, com objetos nelas, mesmo sendo um terço


5 - Querer receber a Hóstia Consagrada nas mãos sujas ou com inscrições


6 - Receber a Hóstia Consagrada com uma mão somente


7 - Receber nas mãos, o Corpo e o Sangue de Cristo. Deve ser diretamente na boca. Caso faça questão de receber nas mãos, deve informar ao ministro, que concederá ao próximo fiel a comunhão com o sangue de Cristo, para depois receber a Hóstia Consagrada.



8 - "Nos servir" do Corpo Eucarístico, muito menos do Corpo e Sangue de Cristo, mesmo que seja disponibilizado pelo padre celebrante.


Com todo carinho, solicite que o ministro o faça. Alegue que suas mãos não estão limpas, ou outro motivo. Na Instrução Geral do Missal Romano, artigo 160, informa da não permissão dos fiéis à prática, nos termos: "Não é permitido que os próprios fiéis tomem, por si mesmos, o pão consagrado nem o cálice sagrado, e menos ainda que o passem entre si, de mão em mão." Também na Instrução Redemptoris Sacramentum observamos no artigo 104 informação semelhante: "Não se permita ao comungante molhar por si mesmo a hóstia no cálice, nem receber na mão a hóstia molhada"




Ainda existem vários outros tipos de "invenções" que alguns fiéis terminam por fazer, mas para que possamos seguir da forma correta, basta as três primeiras formas, correto?


Se você se identificou em uma das situações acima, não precisa ficar com remorsos. Observe as formas corretas e depois coloque as antes praticadas na confissão. Mas comece hoje a agir da forma correta, a buscar o respeito com nosso Senhor.


Vamos em missão e que o Senhor sempre nos acompanhe!




4.625 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page