top of page
  • Foto do escritorIgreja Matriz Nossa Senhora da Glória

Dom Nelson Francelino Ferreira

Atualizado: 5 de dez. de 2022

De Março de 2009 a 24 de Novembro de 2010 - Por motivo de nomeação como Bispo

Dom Nelson Francelino Ferreira (Sapé, 28 de fevereiro de 1965) é um bispo católico brasileiro. É o bispo diocesano de Valença.

Presbiterato

De 1983 a 1985 estudou no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro e estudou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia "João Paulo II" no Rio de Janeiro. Estudou Teologia no Instituto de Teologia, de 1986 a1994. Ele obteve uma licenciatura e um doutoramento em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, de 1994 até o ano 2000.

Foi ordenado sacerdote 4 de agosto de 1990 e na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro ocupou os seguintes cargos: pároco da paróquia "São Luiz, Rei de França", em Costa Barros, em 1990, vigário da paróquia "Sagrada Família" , em 1991. Foi pároco da Paróquia São Marcos, na Barra da Tijuca, de 1999 a 2008. Desde 2008, residiu na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro de Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro.

Episcopado

Aos 24 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo-titular de Alava e auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 5 de fevereiro de 2011, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, além dele também foram ordenados bispos Dom Paulo César Costa e Dom Pedro Cunha Cruz, sendo celebrantes Dom Orani João Tempesta, Dom Frei Elias Manning e Dom Rafael Llano Cifuentes.

Como bispo, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, exerce os cargos de: Vigário-geral; animador do Vicariato Episcopal Oeste; da Pastoral Presbiteral; Ministérios; Ensino Religioso nas escolas; Escolas Católicas; da Pastoral da Educação; Escolas de Fé Mater Ecclesiae e Luz e Vida; Ministérios Hierárquicos; Irmandades e Confrarias. É ainda professor do Seminário São José e da Faculdade São Bento.

No dia 12 de fevereiro de 2014 o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Valença.

236 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page