top of page
  • Sérgio Fadul - nossasagradafamilia.com.br

Beato Eugênio III



Nascido em Monte Magno na Itália, no berço de uma família cristã rica e nobre o Papa Eugênio III foi batizado com o nome de Bernardo Paganelli, estudando e recebendo ordenação sacerdotal na diocese de Pisa.


O Beato Papa Eugênio III recebeu a ordenação sacerdotal na diocese de Pisa, e neste período ficou conhecido por seu temperamento reservado, porém ponderado, inteligente e muito calmo.


No ano de 1130 o Papa Eugênio III se encontrou com com Bernardo Claraval, fundador da Ordem dos Monges Cistercienses. Sendo assim Eugenio ingressou no mosteiro dirigido por seu amigo sob o hábito cisterciense.


Ao longo do tempo o Papa Eugênio III se tornou conhecido e foi selecionado para abrir um mosteiro, se tornando Abade pela consagração do Papa Inocêncio II. Após a morte do papa, finalmente o Abade Bernardo se tornou Papa com o nome de Eugênio III.


O Beato Papa Eugênio III era um homem considerado adequado para enfrentar uma situação muito delicada que persistia naquele período em Roma, que estava agitada devido a transtornos políticos, tendo inclusive muitas casas de bispos e cardeais saqueadas, e devido a neutralidade do Abade Bernardo que era livre das pressões dos políticos.


Mesmo sendo neutro o Papa Eugênio III se viu obrigado a fugir de Roma durante a noite, pois logo após sua eleição o papa começou a sofrer perseguições, porém no dia seguinte apoiado pelo povo ele retornaria para Roma assumindo o controle da cidade e restabelecendo a paz. Porém seria uma paz pouco duradoura, logo no ano de 1146 Eugênio se viu obrigado a fugir exilando-se na França durante três anos.


Só retornou a Roma depois de receber ajuda do imperador alemão Frederico Barba-Roxa. Morreu no dia 08 de julho de 1153, depois de governar a Igreja por oito anos e cinco meses, num período complicado e violento da História. O Papa Eugênio III foi beatificado em 1872.


Beato Eugênio III, rogai por nós!





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page