Seja bem vindo coordenador. 

Este é um espaço onde você tem acesso a alguns recursos para padronização da nossa comunicação. 

Disponibilizaremos elementos que vocês poderão utilizar, como logos, documentos e até mesmo projetos de iniciativa da própria pastoral.

Pedimos a gentileza para não conceder o acesso a pessoas estranhas à coordenação. 

Lembre-se: Aqui é um espaço para a melhor agirmos, expormos e comunicarmos.  Valorize então o que muitas paróquias não tem.

 

Pastoral da Comunicação

Documentos

Estes documentos são para ajudar vocês na elaboração de folhetos para uso anual, como Trezenas, Tríduos, Adorações, Ofícios e muito mais, enfim, um recurso revisado.  Da mesma forma, é importante a colaboração, portanto se houver documentos que sejam interessantes estar aqui, nos envie...

Seguem abaixo:

Instrução Redemptoris Sacramentum
Sacrosanctum Concilium
Compendio da Doutrina Social da Igreja
Carta Encíclica Lumen Fidei
Em defesa da Fé Católica Vol 1
Sacrosanctum Concilium
Lucernário
Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae sobre o Rosário
Maria no culto cristão e devoção
Sacrosanctum Concilium
Rosário à Virgem Maria
Carta Encíclica Lumen Fidei
Devocionário - São Gaspar Bertoni
A arte de aproveitar-se das próprias faltas

Modelos Litúrgicos

Antes de dar as orientações, é importante sabermos que a Liturgia não é inventada.  Existem documentos e orientações sobre as diversas celebrações litúrgicas.  Portanto, não podemos fazer algo que achemos ser litúrgico por acharmos "bonitinho".  Muitas vezes nós erramos e ofendemos a liturgia que é o próprio "estar com Deus, em sua presença".

Para ajudar, recomendo a leitura do "Sacrosanctum Concilium" sobre a Sagrada Liturgia, presente nos livros acima.  Mas também existe o livro    , que pode auxiliar no rito propriamente dito.

Seguem abaixo as instruções para confecção:

Os folhetos que faremos aqui, seguirão as configurações do programa do pacote Office, Word, da Microsoft.

1º Modelo

(Liturgia das Horas incluído)

Algumas perguntas antes.  Por quê a Liturgia das Horas?

A Liturgia das Horas é é a oração pública e comunitária oficial da Igreja Católica.

A palavra ofício vem do latim "opus" que significa "obra". É o momento de parar em meio a toda a agitação da vida e recordar que a Obra é de Deus.

Consiste basicamente na oração quotidiana (dia-a-dia) em diversos momentos do dia, através de Salmos e cânticos, da leitura de passagens bíblicas e da elevação de preces a Deus. Com essa oração, a Igreja procura cumprir o mandato que recebeu de Cristo, de orar incessantemente, louvando a Deus e pedindo-Lhe por si e por todos os homens.  Em outros tempos já foi chamada de Ofício Divino e Breviário.

Você consegue pegar as orações da Liturgia das Horas no site http://www.liturgiadashoras.org/, mas deve ter atenção quanto ao horário que será celebrada a adoração.  Para ajudar, seguem as faixas, para um parâmetro:

 

Laudes: primeira oração do dia (normalmente se faz ao nascer do dia, logo ao acordar)

Terça: às 09:00

Sexta: às 12:00

Nona: às 15:00

Vésperas: às 18:00 (normalmente no poente, ou no início da noite)

Completas: ultima oração do dia (normalmente ao preparativo para dormir)

Já a Liturgia do dia você deve ter a atenção de usar a versão da bíblia utilizada nas leituras, hoje a edição Ave Maria.  Em outra discussão descobriremos que cada versão da Bíblias Católicas tem uma característica própria e mais propícia para estudos, pastorais, leituras, terminologias, etc.

Sirvo aqui dois canais diferentes:

- https://www.bibliacatolica.com.br/ - que é uma Bíblia que pode ser lida nos computadores ou smartphones (apesar que hoje existem aplicativos para smartphones que cumprem de forma mais otimizada esta função)

- https://liturgia.cancaonova.com/ - ela vai direto no ponto, pois além de citar as leituras diárias, contém o texto na versão correta, com as numerações dos versículos.

Para as músicas, sugiro a escolha apropriada de música para adoração.  Às vezes nos deixamos levar pelo gosto de músicas novas que estão no sucesso, mas nem sempre são apropriadas ao momento. 

As músicas devem ser para Jesus Sacramentado, o foco do momento.

As orações devem seguir (ver com o padre)

Bem, já para a edição, sugiro que façam com uma fonte determinada (eu uso a fonte Berlin Sans), que não tome muito espaço, mas que seja legível.  O tamanho deve ser ou 12, ou 14.  Usem duas colunas de texto.  Não deixem que fique muito espaço entre as linhas (clicar na formatação SEM ESPAÇO).

2º Modelo

(sem a Liturgia das Horas)

Diferenciando

Existe diferença entre adoração e louvor?