TERÇO DA PRAÇA DO LARGO DO MACHADO

Coordenação: Luciana Cabral
Direção Espiritual: 

Reuniões: Sábados, às 18h30, na praça do Largo do Machado (próximo ao chafariz)

 

Descrição das Atividades:

O Terço na Praça do Largo do Machado foi uma iniciativa dos jovens do Grupo Semente, por volta de 1994.

 

A princípio, a oração do terço não tinha conotação pastoral, mas apenas o intuito de promover um testemunho público verdadeiro e autêntico de fé católica e devoção mariana, frente à expansão das igrejas evangélicas neo-pentecostais que se instalavam na região e promoviam um certo proselitismo.

 

Depois de algum tempo de atividade, o grupo foi reconhecido pelo então pároco, Padre Joaquim Marques Paschoal, que começou a divulgá-lo na comunidade paroquial, incentivando os paroquianos a participarem.

 

O grupo já chegou a ter aproximadamente 350 pessoas em momentos festivos. Atualmente, conta com 15 a 30 paroquianos que recitam semanalmente, aos sábados, sempre às 19:30 horas, o terço mariano, próximo ao chafariz central. Quando chove ou quando na praça são realizadas feiras e festas, o grupo se reúne debaixo da marquise da Papelaria Holiday, quase esquina com a Rua Bento Lisboa.

 

Por ocasião do Advento e Quaresma, quando a Igreja promove, respectivamente, a Novena de Natal e a Campanha da Fraternidade, o grupo se encontra diariamente para meditar as reflexões propostas pela Arquidiocese para o tempo litúrgico específico.

 

Na verdade, segundo Luciana Fadul, o grupo nunca teve uma coordenação. De certa forma, ocorre uma coordenação compartilhada entre aqueles que são mais fiéis e mais antigos.

 

Se alguém deseja fazer parte do grupo, basta comparecer no horário e no dia marcado para a recitação.

 

 

Última atualização - jan/2017