• nsdagloria

São Vilibrardo


São Vilibrardo (Willibrord ) (c 658 -. 07 de novembro 739) foi um santo missionário, conhecido como o "Apóstolo dos frísios "na moderna Holanda . Ele se tornou o primeiro bispo de Utrecht e morreu em Echternach, Luxemburgo .


Seu pai, Wilgils ou Hilgis, foi um anglo, um saxão , da Northumbria . Recém-convertido ao cristianismo, Wilgils confiou seu filho como oblato, à Abadia de Ripon , e retirou-se do mundo, para construção de um pequeno oratório, perto da foz do Humber , dedicado a Santo André . O rei e os nobres do bairro dotoram-no-o de propriedades, até que ele foi finalmente capaz de construir uma igreja sobre a qual Alcuíno depois governou.


São Vilibrardo cresceu sob a influência de São Wilfrid , bispo de York. Mais tarde, ele se juntou aos beneditinos . Ele passou os anos entre as idades de 20 e 32 na Abadia de Rathmelsigi , que era um centro de aprendizagem europeu no século 7.


Frisia


Durante este tempo ele estudou sob São Egbert , que ele e onze companheiros enviados para cristianizar as tribos germânicas do Norte pagãos da Frisia, a pedido de Pepino de Herstal , austrasiano prefeito do palácio , que tinha nominal soberania sobre a região.


São Vilibrardo viajou a Roma duas vezes. Em 21 de Novembro 695, na Igreja de Santa Cecília em Trastevere , o Papa Sérgio I deu-lhe um pálio e consagrou-o como bispo dos frísios.


Ele voltou para a Frísia para pregar e estabelecer igrejas, entre elas um mosteiro em Utrecht, onde ele construiu sua catedral. São Vilibrardo é contado como o primeiro bispo de Utrecht .


Em 698, ele estabeleceu a Abadia de Echternach no lugar de uma vila romana em Echternach , que foi doada a ele pela mãe-de-lei de Pepino, Irmina de Oeren , a esposa de seneschal e Conde Palatino Hugobert .


Após Hugobert morrer, Irmina fundou um convento beneditino em Horren em Trier. Quando uma praga ameaçava sua comunidade, ela ganhou a ajuda de São Vilibrardo; e quando a peste passou, ela deu a São Vilibrardo as terras para sua abadia em Echternach.


Pepino de Herstal morreu em 714.


Em 716 o pagão Radbod, rei dos frísios , retomaram a posse de Frisia, queimando igrejas e matando muitos missionários.


São Vilibrardo e seus monges foram forçados a fugir. Após a morte de Radbod em 719, Vilibrardo voltou a retomar o seu trabalho, sob a proteção de Charles Martel .


Winfrido, mais conhecido como Bonifácio , juntou-se a São Vilibrardo e permaneceu por três anos, antes de viajar para pregar em território germânico.


Veneração