top of page
Foto do escritorSérgio Fadul / Vatican.va

São João de Brébeuf, São Isaac Jogues Presbíteros e companheiros Jesuítas, Mártires Canadenses




Estes Santos são conhecidos como Mártires Canadenses e recordado todos juntos pela Liturgia, embora tenham morrido anos depois. Desta forma, a Igreja quis reuni-los, em respeito à crescente devoção popular. Na verdade, as fronteiras nacionais, onde atuavam e morreram, não correspondem mais, hoje, às do século XVII. Os três primeiros sacerdotes, assassinados em ordem cronológica, sofreram o martírio em uma área, chamadas hoje Albany e Nova York, ou seja, território americano; os outros, foram martirizados a cerca de 200 km., ao norte de Toronto, atual Canadá. De fato, são chamados também “mártires norte-americanos”.


Contexto da "Nova França"


No século XVII, um grupo de jesuítas franceses decidiu partir em missão para proclamar o Evangelho em território canadense, então conhecido como "Nova França". Aquelas terras eram habitadas por povos pagãos, bastante agressivos, como os Huronianos e os Iroqueses. Por isso, os missionários sabiam o risco que iriam correr: em seus corações, eles previam, claramente, o risco de serem mortos. Por volta de 1640, estourou uma guerra violenta entre os Huronianos e os Iroqueses, que culminou com o extermínio dos Huronianos, povo menos organizado militarmente, e com o aniquilamento das missões cristãs, que haviam encontrado maior recepção entre aquela população.


São João Brébeuf e Companheiros


O primeiro sacerdote a ser vítima do ódio contra a fé cristã foi o irmão coadjutor, Padre Renato Goupil, em 1642, em Ossenenon; a seguir, a mesma sorte coube a João de Lalande e o Padre Isaac Jogues, assassinados perto de Auriesville, em 18 de outubro de 1647. Jogues, nascido na França, em 1607, partiu em missão para o Canadá, após emitir os votos religiosos; ali, foi preso e torturado pelos Iroqueses; apesar de tudo, prosseguiu, com coragem, sua obra de evangelização. Em 1648, foi a vez do jesuíta Antônio Daniel; no ano seguinte, em 16 de março de 1649, também João de Brébeuf: nasceu em uma família da Normandia, em 1593, e se tornou jesuíta e missionário. Os outros, martirizados em 1649, são: Gabriel Lalemant, Carlos Garnier e Noel Chabanel. Os oito sacerdotes foram canonizados juntos, por Pio XI, em 1930; dez anos depois, foram proclamados padroeiros do Canadá por São Pio XII. Em honra destes Mártires Canadenses foi construído um santuário em Midland, Ontário.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page