top of page
  • Sérgio Fadul / Cruz Terra Santa

São Canuto IV


Origens


Canuto nasceu em 1043. Primogênito do rei Estevão II, da Dinamarca, era o sucessor legal do trono. Canuto foi criado na nobreza e educado com sabedoria. Desde a infância mostrava sua caridade e piedade, a serenidade e a paz que encontrava na fé e na oração. Ele se casou com Elta, princesa de Flandres, que era cristã. Com ela teve apenas um filho, Carlos, que, como o pai, também se tornou santo.


Traído pelo irmão


Na morte do pai, ele foi traído por um dos irmãos, Haroldo III, que ficou com o trono. Mas, com a sua índole e formação Canuto silenciou-se e não reagiu à traição. Ele simplesmente esperou e confiou em Deus.


Justiça de Deus


Seu irmão veio a falecer quatro mais tarde, e Canuto tornou-se, então, o rei, Canuto IV, assumindo, enfim, a sua coroa. A Dinamarca passou a viver um reinado enérgico, correto e piedoso. Segundo os registros, Canuto foi, sem nenhuma voz discordante, um ótimo rei, deixando nos seus atos e atitudes a marca da caridade e da justiça. Sua política beneficiava os mais necessitados e ele favoreceu fortemente o cristianismo, construindo conventos, igrejas, hospitais e escolas.


Nova traição e morte


Mas, como seu reinado beneficiava fortemente os mais pobres, a nobreza sentia-se abandonada. E fizeram uma armação para que Canuto fosse mal numa guerra contra a Inglaterra, em 1075. Novamente traído por outro irmão, Canuto refugiou-se na Igreja de Santo Albano, em Odense. Lá, porém, ele foi assassinado, em 19 de janeiro de 1086, aos 46 anos de idade. A história diz que ele estava ajoelhado de frente ao altar. Em 1300 seus restos mortais foram levados na nova catedral de São Canuto.


Canonização


A morte de Canuto foi considerada um martírio e vários milagres começaram a acontecer. Ele começa a ser venerado pelo povo e, em 1100, o rei Eric III entrega ao Papa Pascoal II seu processo de canonização. Em 1101 o Papa autoriza seu culto e o rei São Canuto IV é aclamado padroeiro da Dinamarca.


Oração


“Concedei-nos, Deus onipotente, pela intercessão do vosso bem-aventurado mártir São Canuto, cuja festa celebramos, a graça de sermos fortificados no amor do vosso nome, por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

São Canuto, padroeiro da Dinamarca, orai por nós! São Canuto, mártir da fé, intercedei por nós! São Canuto, filho da Igreja, rogai por nós!”


Observação


Há uma certa confusão nas datas. A sua festa consta no Martirológio Romano como 07 de Janeiro. Porém, algumas fontes apontam sua morte nos dias 10 e 17 de julho. Mas, praticamente em todos os lugares a festa é comemorada no dia 19 de janeiro.


São Canuto, rogai por nós!







38 visualizações

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page