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As más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades,

fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem.' Mc 7,22-23



A tentação vem de fora ou de dentro?


Os sentidos são o nosso primeiro contato com a criação. Se não tivéssemos tato, olfato, paladar, audição e visão, teríamos uma vida interior vazia, pautada no nada. 


Com os sentidos, entramos em contato com a maravilhosa Criação de Deus, que pode nos fazer crescer às alturas, e também com a tentação, que pode nos afundar no poço. Mas até aí não há resplendor ou ofensa a Deus, pois os sentidos apenas captam... Não operam.


A questão está no que fazemos com o que captamos de fora. Podemos crescer em vida interior, ou ofender a Deus com pensamentos impuros que pode ser impulsionado por uma imaginação desenfreada, um dos sentidos internos.


Antes mesmo de pecar materialmente, nosso interior já o fez há muito, matando nossa alma.


Por outro lado, podemos nos vigiar com esmero, repelindo, desde o inicio, qualquer mal pensamento, apesar do que vemos ou ouvimos... Mas desviando imediatamente os sentidos extermos ou internos, daquilo que pode ebolir podridão interior... 


E o nosso interior experimentará, já nesta vida, o odor do Reino de Deus.


5°  Terça-feira do Tempo Comum


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🇪🇸 Malas intenciones, inmoralidades, hurtos, homicidios, adulterios, ambiciones desmedidas, malicia, fraudes, libertinaje, envidia, calumnias, soberbia, falta de juicio. Todas estas cosas malas salen de dentro, y ellas son las que contaminan al hombre.' Mc 7,22-23


¿La tentación viene de fuera o de dentro?


Los sentidos son nuestro primer contacto con la creación. Si no tuviéramos tacto, olfato, gusto, oído y vista, tendríamos una vida interior vacía, basada en la nada.


Con los sentidos entramos en contacto con la maravillosa Creación de Dios, que puede hacernos crecer hasta las alturas, y también con la tentación, que puede hundirnos en el pozo. Pero hasta aquí no hay resplandor ni ofensa a Dios, porque los sentidos sólo captan... No operan.


La pregunta es qué hacemos con lo que obtenemos de afuera. Podemos crecer en la vida interior, u ofender a Dios con pensamientos impuros que pueden ser impulsados ​​por una imaginación desenfrenada, uno de los sentidos internos.


Incluso antes de pecar materialmente, nuestro interior ya lo hizo hace mucho tiempo, matando nuestra alma.


Por otra parte, podemos vigilarnos con cuidado, repeliendo desde el principio cualquier mal pensamiento, a pesar de lo que veamos... Pero desviando inmediatamente los sentidos externos o internos, de lo que puede traernos podredumbre interior...


Y nuestro interior experimentará, ya en esta vida, el olor del Reino de Dios.


5º Martes del Tiempo Ordinario

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🇺🇸 Evil intentions, immoralities, thefts, murders, adulteries, unmeasured ambitions, malice, frauds, debauchery, envy, slander, pride, lack of judgment. All these evil things come out from within, and it is they that make a man unclean.' Mk 7,22-23


Does temptation come from without or from within?


The senses are our first contact with creation. If we didn't have touch, smell, taste, hearing and vision, we would have an empty inner life, based on nothingness.


With the senses, we come in contact with God's wonderful Creation, which can make us grow to heights, and also with temptation, which can sink us into the well. But so far there is no radiance or offense to God, because the senses only capture... They do not operate.


The question is what we do with what we get from outside. We can grow in inner life, or offend God with impure thoughts that can be driven by an unbridled imagination, one of the inner senses.


Even before materially sinning, our interior has already done so long ago, killing our soul.


On the other hand, we can watch ourselves carefully, rejecting, from the beginning, any evil thought, despite what we see or hear... But immediately diverting the external or internal senses, from what can boil off internal rot...


And our interior will experience, already in this life, the scent of the Kingdom of God.


5th Tuesday in Ordinary Time

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🇮🇹 Cattive intenzioni, immoralità, furti, omicidi, adulteri, ambizioni smisurate, malizia, inganni, dissolutezza, invidia, calunnia, orgoglio, mancanza di giudizio. Tutte queste cose malvagie escono dall'interno, e sono loro che rendono impuro l'uomo». Mc 7,22-23


La tentazione viene dall'esterno o dall'interno?


I sensi sono il nostro primo contatto con la creazione. Se non avessimo tatto, olfatto, gusto, udito e vista, avremmo una vita interiore vuota, basata sul nulla.


Con i sensi entriamo in contatto con la meravigliosa Creazione di Dio, che può farci crescere in altezza, e anche con la tentazione, che può sprofondarci nel pozzo. Ma finora non c'è radiosità o offesa a Dio, perché i sensi catturano solo... Non operano.


La domanda è cosa facciamo con ciò che otteniamo dall'esterno. Possiamo crescere nella vita interiore, o offendere Dio con pensieri impuri che possono essere guidati da un'immaginazione sfrenata, uno dei sensi interiori.


Anche prima di peccare materialmente, il nostro interiore lo ha già fatto tanto tempo fa, uccidendo la nostra anima.


D'altra parte, possiamo guardarci attentamente, respingendo, fin dall'inizio, qualsiasi pensiero malvagio, nonostante ciò che vediamo o sentiamo... Ma deviando subito i sensi esterni o interni, da ciò che può ribollire il marciume interno...


E il nostro interiore sperimenterà, già in questa vita, il profumo del Regno di Dio.


5 martedì del tempo ordinario

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🇱🇻Ļauni nodomi, netikumi, zādzības, slepkavības, laulības pārkāpšanas, neizmērītas ambīcijas, ļaunprātība, krāpšana, izvirtība, skaudība, apmelojumi, lepnums, sprieduma trūkums. Visas šīs ļaunās lietas nāk no iekšpuses, un tās padara cilvēku nešķīstu. Mk 7,22-23


Vai kārdinājums nāk no ārpuses vai no iekšpuses?


Sajūtas ir mūsu pirmā saskarsme ar radību. Ja mums nebūtu taustes, smaržas, garšas, dzirdes un redzes, mums būtu tukša iekšējā dzīve, kuras pamatā ir nekas.


Ar jutekļu palīdzību mēs saskaramies ar Dieva brīnišķīgo Radību, kas var likt mums augt līdz augstumiem, un arī ar kārdinājumiem, kas var iegremdēt mūs akā. Bet pagaidām nav ne mirdzuma, ne Dieva aizvainojuma, jo sajūtas tikai tver... Tās nedarbojas.


Jautājums ir, ko mēs darām ar to, ko iegūstam no ārpuses. Mēs varam augt iekšējā dzīvē vai aizskart Dievu ar nešķīstām domām, kuras var vadīt neierobežota iztēle, viena no iekšējām maņām.


Pat pirms materiālās grēkošanas mūsu interjers to jau sen ir izdarījis, nogalinot mūsu dvēseli.


No otras puses, mēs varam uzmanīgi vērot sevi, no sākuma atmetot jebkuru ļaunu domu, neskatoties uz to, ko mēs redzam vai dzirdam... Bet uzreiz novirzot ārējās vai iekšējās sajūtas, no tā, kas var uzvārīties no iekšējās puves...


Un mūsu iekšpuse jau šajā dzīvē piedzīvos Dieva Valstības smaržu.


5. otrdiena parastajā laikā

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🏳️Mali voluntates, fornicationes, furta, homicidia, adulteria, ambitiones immensae, malitiae, fraudes, stupra, invidia, detractiones, superbia, sine judicio. Omnia hæc mala ab intus procedunt, et immunda sunt in hominibus. Mk 7,22-23


An tentatio extrinsecus vel ab interiori venit?


Primus sensus est tactus cum creatione. Si tactum, olfactum, gustum, auditum et visum non haberemus, inanem vitam interiorem haberemus, ex nihilo.


Cum sensu attingimus miram Dei Creationem, quae nos ad altitudines augere potest, ac etiam cum tentatione, quae nos in puteum mergere potest. Sed tantum non est splendor vel offensio Dei, quia sensus tantum capiunt... non operantur.


Quaeritur quid agimus per id quod extrinsecus obtinemus. Crescere possumus in vita interiore, Deum offendere vel immundis cogitationibus, quae effrenata imaginatione, interna sensuum, impelli possunt.


Etiam antequam materialiter peccet, interior nostra iam pridem perfecit animam nostram necando.


At contra nos diligenter intueri possumus, ab initio omnem cogitationem malam repudiantes, non obstante ea quae videmus vel audimus.


Et interior nostra experietur odorem Regni Dei iam in hac vita.


Die Martis 5th per annum

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