• Sérgio Fadul - Sanctorum

São Vilibrardo


São Vilibrardo (Willibrord ) (c 658 -. 07 de novembro 739) foi um santo missionário, conhecido como o "Apóstolo dos frísios "na moderna Holanda . Ele se tornou o primeiro bispo de Utrecht e morreu em Echternach, Luxemburgo .


Seu pai, Wilgils ou Hilgis, foi um anglo, um saxão , da Northumbria . Recém-convertido ao cristianismo, Wilgils confiou seu filho como oblato, à Abadia de Ripon , e retirou-se do mundo, para construção de um pequeno oratório, perto da foz do Humber , dedicado a Santo André . O rei e os nobres do bairro dotoram-no-o de propriedades, até que ele foi finalmente capaz de construir uma igreja sobre a qual Alcuíno depois governou.


São Vilibrardo cresceu sob a influência de São Wilfrid , bispo de York. Mais tarde, ele se juntou aos beneditinos . Ele passou os anos entre as idades de 20 e 32 na Abadia de Rathmelsigi , que era um centro de aprendizagem europeu no século 7.


Frisia


Durante este tempo ele estudou sob São Egbert , que ele e onze companheiros enviados para cristianizar as tribos germânicas do Norte pagãos da Frisia, a pedido de Pepino de Herstal , austrasiano prefeito do palácio , que tinha nominal soberania sobre a região.


São Vilibrardo viajou a Roma duas vezes. Em 21 de Novembro 695, na Igreja de Santa Cecília em Trastevere , o Papa Sérgio I deu-lhe um pálio e consagrou-o como bispo dos frísios.


Ele voltou para a Frísia para pregar e estabelecer igrejas, entre elas um mosteiro em Utrecht, onde ele construiu sua catedral. São Vilibrardo é contado como o primeiro bispo de Utrecht .


Em 698, ele estabeleceu a Abadia de Echternach no lugar de uma vila romana em Echternach , que foi doada a ele pela mãe-de-lei de Pepino, Irmina de Oeren , a esposa de seneschal e Conde Palatino Hugobert .


Após Hugobert morrer, Irmina fundou um convento beneditino em Horren em Trier. Quando uma praga ameaçava sua comunidade, ela ganhou a ajuda de São Vilibrardo; e quando a peste passou, ela deu a São Vilibrardo as terras para sua abadia em Echternach.


Pepino de Herstal morreu em 714.


Em 716 o pagão Radbod, rei dos frísios , retomaram a posse de Frisia, queimando igrejas e matando muitos missionários.


São Vilibrardo e seus monges foram forçados a fugir. Após a morte de Radbod em 719, Vilibrardo voltou a retomar o seu trabalho, sob a proteção de Charles Martel .


Winfrido, mais conhecido como Bonifácio , juntou-se a São Vilibrardo e permaneceu por três anos, antes de viajar para pregar em território germânico.


Veneração


São Vilibrardo morreu no dia 07 de novembro 739 na idade de oitenta e um, e de acordo com o seu desejo, foi sepultado em Echternach. Ele foi rapidamente considerado um santo.


Suas rotas missionárias, poços e fontes onde costumava batizar são visitados pelo povo, para solicitar a cura de várias doenças nervosas, especialmente das crianças.


Na Igreja Católica Romana seu dia de festa é celebrado no dia 07 de novembro fora da Inglaterra, mas em 29 de novembro, na Inglaterra, por ordem do Papa Leão XIII .


Numerosos milagres e as relíquias foram atribuídas a ele. Em uma ocasião, o transporte de suas relíquias foi celebrado por "cinco bispos, dois guardas suíços, 16 porta-estandartes, 3045 cantores, 136 sacerdotes, 426 músicos, dançarinos, 15.085 e 2.032 jogadores ".


Uma Procissão Dançante continua a ser realizada em Echternach a cada ano na terça-feira depois de Pentecostes, e atrai milhares de participantes e igual número de espectadores, para honrar a memória de um santo que é muitas vezes chamado o apóstolo dos países do Benelux.


Observação sobre as fontes de informação do Santo

A Vida de São Vilibrardo foi escrita por Alcuíno e dedicada ao Abade de Echternach. Alcuíno provavelmente fez uso de um escrito mais antigo, de um monge britânico, que agora está perdido.


Bede também faz menção de Vilibrardo.


Nada escrito por São Vilibrardo pode ser encontrado, além de uma nota marginal no Calendário de Echternach dando alguns dados cronológicos.


Uma cópia dos Evangelhos ( Bibliothèque National , Paris, 9389), sob o nome de São Vilibrardo é um codex irlandês , sem dúvida, trazido por Vilibrardo da Irlanda.


Em 752/753 Bonifácio escreveu uma carta ao Papa Estêvão II , em que é dito que São Vilibrardo destruiu os santuários pagãos frísios e templos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square