São Luiz Gonzaga


Segundo depoimentos dos pioneiros, São Luiz Gonzaga foi escolhido como padroeiro por pioneiros da igreja que se localizava nas proximidades da empresa Vicenzi, acesso para Linha Tigre, porque era jovem e corajoso, com fé e esperança para progredir. Era um exemplo para que, em tempos difíceis, ninguém temesse o trabalho.


Longe de tudo, sem estradas e sem recursos, os que se aventuraram em Xaxim precisavam de proteção para não adoecer e daí a escolha por Nossa Senhora da Saúde.


Com o rápido aumento da população, provocada pelo deslocamento dos colonos vindos do Rio Grande do Sul, os colonizadores sentiam, cada vez mais, a necessidade de um padre residindo no local.


Este foi um período ousado: construir e organizar uma paróquia que se estendia pela região que compreende hoje: Xaxim, Xanxerê, Galvão, São Domingos, Vargeão, São Lourenço do Oeste e Campo Erê.


A capela que aparece nas fotos foi construída onde hoje se encontra a matriz. Foi erguida pela comunidade, tendo como carpinteiros Domingos Teston e Oreste Dalla Riva. As tabuinhas que cobriam, foram feitas a mão por Orélio Negri e seu irmão Autusto, com madeira lascada.


No dia 21 de novembro de 1940, na Festa de Nossa Senhora da Saúde, foi oficializada a Paróquia São Luiz Gonzaga, com a presença do Bispo Dom Carlos Eduardo Sabóia Bandeira de Mello, de Palmas (PR). Foi nomeado vigário interino o Frei Carbiniano Koesler, auxiliado por Frei Berri. Mais uma vez, a comunidade se uniu para construir a residência dos Freis

São Luiz Gonzaga, rogai por nós!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square