Santa Matilde


Santa Mathilda é a padroeira de crianças desapontadoras, famílias numerosas, falsamente acusadas, pessoas ridicularizadas pela sua piedade, rainhas, segundas uniões e viúvas. Santa Matilda, viveu de 895 a 968, rainha, mãe de Otto “o grande” e uma beneditina, filha do Conde de Dietrich de Westphalia e Reinhild da Dinamarca, foi criada por sua avó, uma abadessa, em uma abadia. Algumas vezes chamada de Mathildis ou Mechtildis. Ela casou-se com Henrique Fowler, filho do Duque Otto da Saxonia em 909 Em 919, Henrique sucedeu ao rei Conrad I no trono Alemão. Seus filhos foram cinco, entre eles, Otto, o grande, Henrique,e São Bruno, arcebispo de Colônia, ela os educou quando o seu marido morreu em 936. Ela reinou como regente de Otto até ele ser coroado imperador em 962.

Dois de seus filhos, o rei Otto I e Henrique, acusaram Santa Matilde de irresponsabilidade fiscal por causa da generosidade dela com os pobres. Seu filho mais velho, quando se tornou imperador romano, Otto I, confiscou a propriedade de Santa Matilda fazendo com que ela fosse para um convento.

A perseguição e o sofrimento de Mathilda foram longos e cruéis, mas ela suportou pacientemente tudo isso, até que seu filho se reconciliou com ela. Entrando para um convento beneditino e fundou vários monastérios em Engerm e Wesfalia e a Abadia de Poehlde.


Matilde é um exemplo de como se pode viver em um mundo de esplendor e alcançar a perfeição religiosa. Ela ficava freqüentemente reclusa , lendo meditando e no meio da pompa da corte tinha tempo para suas obras de caridade nunca negligenciava seus deveres de cristã, visitando sempre que podia, os pobre e os doentes, e deu suas jóias para ajudar as obras de caridade.


Após a morte de Henrique em 995 ela se dedicou a construir muitas igrejas, casas religiosas, como por exemplo a de Pohlde em Brunswick, onde ela mantinha 3000 monges , Quedlingurg onde ela enterrou o seu marido e Nordhausen para onde se retirou anos mais tarde.


Ela governou o reino no período em que Otto foi para Roma para ser coroado pelo Papa, e que é por muitos considerado como o começo do Sagrado Império Romano. Diz Santa Matilda com relação a Virgem Maria:


Devemos servir fielmente a essa Rainha . Nas angustias da agonia e nas tentações do desespero que o demônio nos proporcionar, Maria nos fortificará e virá em pessoa , assistir-nos os últimos momentos. E a nossa confiança não nos poderia fazer esperar que Maria nos venha, naquela hora , consolar com a sua presença, se lhe servimos com amor , todo o resto da vida?


Em uma visão a Virgem Maria prometeu a Santa Matilde que concederia este precioso favor aos que lhe serviam fielmente neste mundo.


Ela morreu no Monastério de Quedlingburg em 14 março. Suas relíquias estão enterradas em Quedlinburg ao lado do seu marido.


Os beneditinos a veneram como um dos seus. E se ela vivesse hoje diria para nós tirarmos apenas uma hora da nossa televisão para orar e estudar, e ajudar os menos afortunados. Ela dizia que o tempo é o mais precioso dos bens, se usado com sabedoria.


Ela fundou várias Abadias Beneditinas e era muito venerada pela sua generosidade e além disso ela ensinava os ignorantes, confortava os doentes e visitava os prisioneiros.

A imagem de Santa Matilde traz uma igreja e uma carteira nas mãos, representando a caridade para com os pobres. Oração:

Senhor Jesus, a falta de solidariedade é o grande mal da humanidade. Quantas vezes, Senhor, muito podemos construir ao nos unirmos em prol de um ideal se colocarmos a serviço dos irmãos nossos talentos e aptidões.

Perdoai-nos por nos fecharmos em nós mesmos, por nos preocuparmos somente com o que nos rodeia, nos negando-nos a estender a mão até mesmo àqueles que nos são mais caros.

Perdoai-nos pelo sorriso que não demos, pela mão que não estendemos, pela palavra de consolo e estímulo que não proferimos.

Pelos méritos de Santa Matilde, nobreza de pessoa e de alma, nós Vos rogamos a graça de bem administrarmos os talentos e bens que de nosso Pai Celeste.


Leitura breve Rm 8,28-30


Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.


Oração de Santa Matilde


Chagas de meu Jesus, Vos saúdo.

Vos saúdo na Onipotência do Pai que em Vós tem decretado;

Na sabedoria do Filho que em Vós tem sofrido e na bondade do Espírito Santo, que por vosso meio foi redimido o mundo.

Vos recomendo minha alma. Protegei-me contra os ataques do tentador, na vida e na hora de minha morte. Assim seja.



Preces


Por intercessão das santas mulheres, peçamos ao Senhor em favor da Igreja; e digamos:



R. Lembrai-vos, Senhor, da vossa Igreja!


Por intercessão das santas casadas, que progrediram em graça na vida matrimonial,


– concedei à vossa Igreja a fecundidade apostólica.


Por intercessão das santas mães, que geraram filhos para o Reino de Deus e para a sociedade humana,


– concedei à vossa Igreja que transmita a vida divina e a salvação a toda a humanidade. R.


(intenções livres)


Por intercessão de todas as santas mulheres, que já mereceram contemplar a luz da vossa face,


– concedei aos irmãos e irmãs falecidos de vossa Igreja a eterna alegria da mesma visão. R.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square