• Sérgio Fadul / Sanctorum

Santa Úrsula


Santa Úrsula


Virgem e mártir, viveu por volta de 362. Liderou um grupo de moças diante da violência de bárbaros.


Origens


Úrsula era filha dos reis da região chamada Cornúbia, Inglaterra. Recebeu formação cristã desde a infância. Ainda criança, buscava a oração e o contado com as coisas de Deus. Chegando à adolescência, fez um voto de castidade em seu coração, fazendo deste voto um segredo entre ela e Deus. Tornou-se, depois, uma jovem de grande beleza, sendo desejada por muitos pretendentes da nobreza. Em seu íntimo, porém, queria dedicar-se totalmente a Deus.


Jovem desejada


Como era costume na época, o pai de Úrsula, sem saber de seu voto secreto, aceitou o pedido de casamento feito por um duque chamado Conanus. O duque era um militar, general de exército e não cristão. Porém, era aliado do rei, pai de Úrsula. Úrsula, por sua vez, lamentou o fato, mas devia obediência a seu pai, que já tinha dado a palavra. Ela lamentou mais ainda ao saber que seu futuro marido não era cristão. Por isso, ela pediu um tempo de 3 anos para poder se preparar. Seu objetivo, na verdade, era conseguir uma maneira de evitar esse casamento, ou, pelo menos, tentar a conversão de seu futuro marido. Infelizmente, porém, não conseguiu nenhum de seus objetivos.


Reviravolta


Chegando, então, o tempo do casamento, Úrsula partiu, de barco, em viagem para a Bretanha Francesa, onde o Duque Conanuns estava com seu exército. Úrsula foi acompanhada de mais onze moças que, como ela, iriam se casar com soldados do Duque. No meio da viagem, porém, uma forte tempestade mudou radicalmente o rumo da embarcação. Esta se perdeu, navegou pelo rio Reno durante vários dias e aportou na cidade alemã chamada Colônia.


Martírio


A região estava dominada por Átila, rei dos Hunos. Toda a comitiva que estava no barco foi morta pelos bárbaros, ficando apenas Úrsula e suas companheiras. As companheiras de Úrsula, recusando-se a se entregar aos bárbaros, foram todas mortas. A beleza de Úrsula encantou ao próprio Átila, que quis fazer dela uma de suas mulheres. Úrsula, porém, recusou-se afirmando que já tinha se desposado com o Rei mais poderoso de toda a terra, seu Senhor Jesus Cristo. Átila ficou furioso e, ele mesmo, assassinou Úrsula, degolando-a diante de vários soldados. Foi no dia 21 de outubro de 383. Na cidade de Colônia, uma linda igreja abriga o túmulo de Santa Úrsula e suas onze companheiras.


Legado


A história de Santa Úrsula, com o passar dos anos, comoveu os alemães e toda a Europa. Tanto que, na Idade Média, uma italiana chamada Ângela de Mérici (que mais tarde tornou-se santa) teve uma visão de Santa Úrsula e fundou uma Congregação de freiras chamada Companhia de Santa Úrsula. O objetivo da congregação era o de dar formação cristã às meninas. P projeto foi um grande avanço numa época em que somente os meninos recebiam educação. O objetivo de Ângela de Mérici era transmitir a fé às futuras esposas e mães, para que elas, mais tarde, transmitissem também a fé a seus filhos. Hoje, as irmãs Ursulinas estão espalhadas por todos os continentes, mantende acesa a chama que brilhou em Santa Úrsula.


Oração a Santa Úrsula


“Ó Deus, que destes a Santa Úrsula a fortaleza da graça para ir ao encontro do martírio com toda a coragem: concedei que, apoiada em suas preces e instruída pelo seu exemplo, possa avançar no caminho do vosso amor, por entre as dificuldades da vida, e chegar à contemplação de vossa beleza. Amém! Santa Úrsula, rogai por nós!”

2 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square