• Sérgio Fadul / Cruz Terra Santa

Nossa Senhora do Ó


Origens


Nossa Senhora do Ó é uma invocação à Virgem Maria que se originou na Espanha. A devoção é inspirada nos últimos dias de gravidez da Mãe do Salvador, em sua expectativa de ver seu Filho Primogênito. Tanto que hoje, a devoção é conhecida como “Expectação do parto de Nossa Senhora”. Essa expectativa, porém, não se resume à mera curiosidade de uma mãe que quer muito ver o filho que carrega em seu ventre. Trata-se de uma expectativa bem mais profunda e sobrenatural, que envolve toda a missão do Salvador que vai nascer.


Expectativa sobrenatural


A expectativa da Virgem Maria por ver o Filho Bendito que está em seu ventre resume a expectativa da humanidade pelo Salvador. É uma expectativa que se baseia nas promessas bíblicas que o próprio Deus fez à humanidade a respeito do Salvador. Tais promessas começam no livro do Gênesis, quando o Senhor Deus mostra sua misericórdia depois do pecado de Adão e Eva, prometendo que a descendência da mulher esmagará a cabeça da serpente. As promessas de que Deus enviaria o Salvador à humanidade perpassam todo o Antigo Testamento até se cumprirem totalmente em Jesus. E esta era a grande expectativa da Virgem Maria: não só de ver o rosto de seu Filho, mas de contemplar e colaborar com sua missão redentora da humanidade. Trata-se, portanto, de uma expectativa maravilhosa e sobrenatural.


Porque Nossa Senhora do “Ó”


A origem da denominação Nossa Senhora do “Ó” vem das expressões contidas nas orações litúrgicas que antecediam o Natal de Jesus. Com efeito, na liturgia pré-natalina, as orações começam sempre com a interjeição exclamativa “Ó”, como por exemplo: “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o caminho da salvação”; “Ó Emanuel…, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus” Por causa disso, o povo passou a chama-la carinhosamente de Nossa Senhora do “Ó”.


Instituição


A comemoração litúrgica de Nossa Senhora do Ó foi instituída oficialmente no século VI, por ocasião do décimo Concílio de Toledo, Espanha. Neste Concílio, estiveram presentes três santos espanhóis: São Frutuoso de Braga, Santo Ildefonso e Santo Eugênio III de Toledo. Santo Idelfonso foi quem estabeleceu a festa litúrgica de Nossa Senhora do Ó no dia 18 de dezembro, sete dias antes do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Oração a Nossa Senhora do Ó


“Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do verbo feito carne pelas inefáveis alegrias da expectação de vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o meigo fruto de vossas benditas entranhas, venha a nascer misericordiosamente em nossos corações, a eles trazendo a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação de nossa vida e obtenção de nossa coroa no Paraíso, em vossa companhia. Assim seja. Amém.”

Livraria Paroquial

Horário de funcionamento:

Diariamente de 7h às 19h

Ambulatório

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sexta-feira:
8h às 12h | 14h às 18h

(21) 3251-4511 ou (21) 3251-5929 - Ramal 6

  1. Atendimento apenas às pessoas carentes cadastradas.

  2. Documentos necessários ao cadastro: Identidade, CPF, comprovantes de residência e renda.

  3. As consultas deverão ser agendadas.

  4. Para retirada de medicamentos será necessária a apresentação da receita médica.

Secretaria Paroquial

Horário de funcionamento:

Diariamente de 7h às 19h

(21) 3251-4511 ou (21) 3251-5929 - Rmal 3.

Pastoral da Caridade Social

(21) 3251-4511 ou (21) 3251-5929 - Ramal 7.

Horário de funcionamento:

Terça, Quarta e Quinta-feira: de 14 às 17h.

Atendimento às Gestantes:

Terça e Quinta-feira: de 14 às 17h.

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória

a

Largo do Machado s/nº - Catete

Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22.221-020

        (21) 3251-4511 ou (21) 3251-5929

       /Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Glória

        /nsdagloriarj

        /nsdagloria

        Secretaria: secretariansdagloria@gmail.com

        Pascom: pascomnsdagloria1@gmail.com

MAPA DO SITE

 

Inicio

História da nossa Igreja

Nossos Párocos

Nossos Padres

Padres Inesquecíveis

Pastorais e Movimentos

Agenda Paroquial

Fale conosco

Avisos da Semana

MOVIMENTOS

 

Aias de Nossa Senhora

Apostolado Mariano

Congregação Mariana

Legião de Maria

Pia União

Terço dos Casais

Terço dos Homens

Terço das Mulheres

Terço da Misericórdia

Terço da Praça

Mil Aves Marias

SERVIÇOS

Alfabetização de Adultos

Ambulatório São José

Asilo do Padre Mottinha

Assistência Social

Creche Monsenhor Franca

PASTORAIS

 

Batismo

Catequese

Crisma

Catecumenato

Encontro de Noivos

Família 

Grupo Jovem

Perseverança

 

Acolhida

Leitores e Comentaristas

Liturgia

Marianinhas e Coroinhas

MESC - Ministros da Eucaristia

Música

Teatro

Ação Missionária

Amigos do Padre Mottinha

Esperança

Fé e Luz

Pobres e Sem Teto

Renovação Carismática

Saúde

Dízimo

Comunicação - PASCOM

GRUPOS E OFICINAS

 

Escoteiros

Narcóticos Anônimos

Neuróticos Anônimos

D.A.S.A - Dependentes de amor

Roda de Terapia

Meditação Cristã

Escola Luz e Vida

Oficina de Oração e Vida

PERGUNTAS FREQUENTES DOS FIÉIS

Como posso agendar um atendimento com o Padre Geovane?


Padre Geovane, além de Pároco da nossa Igreja, é também responsável pelo Instituto Preciosa Vida, além de outras funções. Por ser o único exorcista, atualmente, na cidade do Rio de Janeiro, ele dispõe, a princípio, de um horário de atendimento, nas sextas feiras, das 15 h às 17 h, por ordem de chegada. A fila de atendimento será no salão Monsenhor Franca, entrada pela rua Gago Coutinho, mas só estará aberto neste horário para aguardar, pois lá também se realiza outras atividades em outros momentos. Pedimos, entretanto, que confirmem o atendimento, na data, junto à secretaria, pode ser por telefone. Também é solicitado que não cheguem com muita antecedência, pois imprevistos podem acontecer e a situação terminar com pessoas descontentes.




Como posso assistir as gravações das homilias do Padre Geovane?


Nos blocos acima disponibilizamos todas as homilias em ordem de data. Também disponibilizamos o canal do Youtube, onde estão as gravações. Aproveita e se inscreva, assim você terá a informação quando sair o novo vídeo.




Eu queria casar nesta Igreja... Como procedo?


Documentos necessários: Certidão original do Batismo de ambas as partes, com validade de 6 meses. Cópia dos comprovantes de residência e identidade de ambas as partes. Comprovante do Curso de Noivos. Entrevista com o Padre, a ser marcada. Habilitação Civil. Proclamas, no caso de ter morado em outros bairros após os 16 anos. Duas testemunhas para assinarem o processo no dia da cerimônia. Documentos necessários das testemunhas: cópias dos comprovantes de residência e identidade. Custo do processo: R$ 70,00. Os documentos deverão ser entregues na Secretaria com 2 meses de antecedência: de Terça a Sexta-Feira de 10 às 12h e de 14 às 17h. Telefone: 2225-0735 Ramal 3. Obs: Não é necessário entregar a documentação completa para início do processo. O que os noivos tiverem servirá para iniciar. Não esquecer o prazo para a entrega dos demais.




Sou adulto, mas não fiz Catequese para comungar, como faço?


Basta se dirigir à secretaria paroquial, no horário de 07 às 19 h e se inscrever. Se você já foi batizado, traga a certidão de batismo. O mesmo se você quiser se crismar e já tiver feito a catequese para a primeira comunhão, trazendo a certidão da catequese.




A Igreja tem Whatsapp?


A Pastoral da Comunicação disponibiliza o contato de um agente para fazer a distribuição de grupos com informações da paróquia, leituras e orações. Basta clicar no box acima que diz A VOZ DA GLÓRIA DIGITAL. Os canais de atendimento ao público, na secretaria, são por telefone, email e presencial. Da mesma forma, o facebook e o Youtube não são canais para solução de problemas administrativos.




Quero colocar meu filho na catequese. Qual a idade mínima?


A Catequese está disponibilizando turmas para crianças não alfabetizadas, de 3 a 5 anos, como uma pré-catequese. Para saber o horário disponível, favor verificar junto às catequistas, nas quintas e sábados, ou diretamente na secretaria paroquial. Mais informações na página da catequese. Para acessar, clique em PASTORAIS > CATEQUESE INFANTIL, ou veja no mapa do site, localizado no rodapé da página.




Eu gostaria de batizar meu filho. Como faço?


A pastoral do Batismo é a responsável pela organização, cadastro, preparação e o sacramento. O sacramento do batismo é muito importante, pois é a porta de entrada para nos tornarmos cristãos. Para tanto, é necessário que haja aptidão dos padrinhos, que deverão ser católicos, além de outras situações que a pastoral irá instruir. Os plantões são nas terças-feiras e sábados, das 09 h às 11 h. Nas quartas-feiras e sextas-feiras das 15 h às 17 h. As datas para os batizados devem ser verificadas junto à Pastoral Desejando, ligue para (21) Ramal 5 durante os horários de plantão.




O que tenho que fazer para utilizar os serviços do Ambulatório São José?


Antes de mais nada, o ambulatório é um serviço destinado às pessoas carentes e cadastradas. Para o cadastro, é necessário trazer cópia da Identidade, CPF, comprovantes de residência e renda. As consultas devem ser agendadas. O Ambulatório funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 08 h às 12 h e de 14 h às 18 h. Telefone: (21) 2225-0735 Ramal 6 Importante: Para retirada de medicamentos será necessária a apresentação da receita médica.




Qual é o horário das missas?


Este tem sido um dos grandes problemas. Existe um site chamado HORÁRIO DE MISSA no Google, que fica sempre nos primeiro lugares em site de pesquisa. Porém, este site não ajusta os horários, apesar de várias solicitações. Portanto, avisamos que este site não tem nada a ver com a nossa Paróquia. Nós temos no nosso site um espaço para isso e muito mais...No primeiro menu temos o botão HORÁRIOS, que contém as informações referentes ao horário das missas. Para ser mais rápido, você pode clicar agora aqui também: www.nsdagloria.com.br/horarios