LEGIÃO DE MARIA

Última atualização - jan/2017

A coordenação é feita em 3 grupos:

  • Stella Dalva F. Miranda - Praesidium (Paróquia Nossa Senhora da Glória)
    Fundado na Matriz em 28/8/1976, tem 11 membros.

  • Maria Augusta Teixeira - Paróquia Nossa Senhora do Pilar, tem 8 membros.

  • Divani Almeida Teixeira - Paróquia Stella Maris, tem 5 membros

 

Direção Espiritual: 

 

Reuniões: Às segundas-feiras: das 15h às 16h30min, no Salão Monsenhor Franca.

Seguem as diretrizes do Manual Oficial da Legião de Maria que é todo inspirado em São Luiz Maria Grignon de Monfort, através de Frank Duff o fundador da Legião (1921), que o escreveu sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças. É através das reuniões que advêm as determinações para o trabalho legionário da semana, geralmente dois a dois. O legionário deve buscar diariamente a Eucaristia e comunicá-la aos irmãos.

 

Após a invocação e oração ao Espírito Santo, segue-se a reza de cinco dezenas do Rosário, logo em seguida, cada Praesidium, assim se denominam os grupos, se dirige para suas mesas, para dar continuidade a agenda da reunião – Manual, capítulo 18.

 

Descrição das Atividades:

 

1-Trabalho com as famílias: Visitas e revisitas às famílias, esse é o trabalho primordial da Legião de Maria. Seja simples visita com aconselhamentos, providências para os Sacramentos, Catequese, Rosário, Orações ou com o Oratório de Nossa Senhora (3), ocasião em que se reza a oração de introdução ou despedida e reza-se o terço com a família visitada. Muitas graças são derramadas a quem o recebe, permanecendo uma semana na residência. Incluem-se neste item, o terço na praça, as novenas de Natal e os Círculos Bíblicos.

 

2-Trabalho Social: Atuação no Serviço Social da Igreja, Ambulatório, Acolhimento Dominical, acompanhamento de documentos para aposentadoria e marcação de consultas, alfabetização de adultos.

 

3-Trabalho conjunto com a Pastoral da Saúde: Visitas e assistência a doentes nos lares, clínicas e geriatrias (2), muitas vezes, levando a Sagrada Comunhão; prestação de serviços domésticos; assistência à Casa de Apoio Madre Teresa de Calcutá; acompanhamento do sacerdote a visita aos doentes.

 

Os legionários são atuantes em diversas Pastorais da Igreja. Temos membros da Catequese Infantil, do Apostolado da Oração, da Confraria do Rosário, MESC, Aias de Nossa Senhora, ECC, Pascom, RCC, Acolhida, Ambulatório, Palestrantes e professores.

 

Espiritualidade:

 

É a Glória de Deus, por meio da santificação de seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica na obra de Maria e da Igreja e, para tanto, está presente em todas as pastorais e naquilo que diz respeito à evangelização.

Hino da Legião de Maria

 

Quem é esta que surge formosa,
Como o sol fulgurante na serra,
Como aurora de luz radiosa,
Qual exército em linha de guerra?

É a Virgem, a mãe legionária.
É Maria, Rainha do Céus.
Que nos faz ser a luz missionária
Para o mundo levar até Deus! (BIS)

Dai-nos, Virgem, a fé mais profunda,
Como a rocha plantada no mar,
E a todos coragem infunda,
Se a vida vitórias negar.

Dai-nos fé que nos faça lutar,
Grandes coisas por Deus empreender.
Procuremos as almas salvar
Sem temor, pois é nosso dever!

Dai-nos a fé que, na Santa Legião,
Seja um vínculo, a chama brilhante.
Que conserve entre nós a união
E ao fraco transforme em gigante.

 

E um dia no Céu, ó Maria,
Nós unidos queremos estar
Entoando a mais doce harmonia,
Vossa glória nós vamos cantar!

Hino da Legião de Maria - Desconhecido - Domínio Público
00:00 / 00:00