AS PASTORAIS DO CRISMA

Última atualização - jan/2017

O Crisma, ou a Confirmação é um dos sete sacramentos da Igreja Católica em que o fiel recebe através da ação do Bispo uma unção com o Crisma (óleo). Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo. Consiste na confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, na qual o fiel crismando é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

 

A Crisma é inseparável do Batismo. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia por exemplo, são considerados pela Igreja Católica como sendo os "sacramentos da iniciação cristã". A imposição das mãos é reconhecida pela tradição católica como a origem do sacramento da Confirmação.

 

Na Igreja Católica, o sacramento deve ser ministrado por um Bispo, ou por delegação especial, um padre. No Oriente, este sacramento é administrado imediatamente depois do Batismo; é seguido da participação na Eucaristia, tradição que põe em destaque a unidade dos três sacramentos da iniciação cristã. Na Igreja latina administra-se este sacramento quando se atinge a idade da razão, e normalmente se reserva sua celebração ao Bispo, significando assim que este sacramento corrobora o vínculo eclesial.

 

A celebração deste sacramento resulta a efusão especial do Espírito Santo, como outorgado antigamente aos apóstolos por ocasião do Pentecostes, o aprofundamento e crescimento da graça batismal e do sentido da filiação divina, une o crismando mais solidamente a Cristo, aumenta os dons do Espírito Santo, torna mais perfeita a sua vinculação com a Igreja e concede uma especial graça para testemunhar a fé. A doutrina sobre este sacramento afirma que ele imprime "caráter", como que se deixasse na alma um selo ou marca indelével que vincula o crismando como se fosse uma "propriedade" de Cristo.

 

Para que o jovem receba este sacramento ele deve ter 15 anos ou mais.

Seguindo as determinações do RICA, está divido em etapas, nas quais são administrados conhecimentos e sacramentos específicos.  São elas:

Pré Catecumenato

Catecumenato

Mistagogia

PRÉ CATECUMENATO

 

Coordenação: Assunta Espósito

 

Reuniões: 

Recomenda-se que os crismandos 
participem da missa dominical das 

 

Descrição das Atividades:

CATECUMENATO

 

Coordenação: Antônia Maria Gomes

 

Reuniões: 

Recomenda-se que os crismandos 
participem da missa dominical das 

 

Descrição das Atividades:

MISTAGOGIA

 

Coordenação: Ana Cristina Bahia

Reuniões: 

Recomenda-se que os crismandos 
participem da missa dominical das 

 

Descrição das Atividades: