PASTORAL DO BATISMO
Última atualização - jan/2017
Coordenação: Leci Pereira / Antônio Pereira
Direção Espiritual: Padre Levi Alves de Senna
Plantões para inscrição:
Terças-feiras e sábados, de 9 às 11h
Quartas e sextas-feiras, de 15 às 17h
Desejando, ligue para 21 3251-4511 durante os horários de plantão para obter mais informações.
Datas para os Batizados: Favor verificar junto a Pastoral
Descrição das Atividades:
A Pastoral do Batismo atende pessoas, principalmente os pais, interessados em batizar seus filhos de 0 a 6 anos.
A atuação dessa pastoral ocorre em três etapas:
-
Na primeira, os pais e os padrinhos devem se inscrever para o curso de preparação para pais e padrinhos, que é uma palestra com duração de duas horas na paróquia. A inscrição é feita em uma sala ao lado da Secretaria Paroquial.
-
A segunda etapa é assistir uma palestra, que contém ensinamentos sobre o Sacramento do Batismo, sua importância, qual sua origem e por que a Igreja batiza as crianças, além de explicações sobre o papel dos pais e padrinhos.
-
Após esta palestra, os pais voltam para marcar o Batismo, que é, então, a terceira e última etapa
A equipe da Pastoral do Batismo conta com pessoas para atender os interessados em nossos plantões durante a semana.
O Batismo
-
O Padre Levi é o principal celebrante do Sacramento do Batismo em nossa Paróquia, mas os outros padres e o Diácono Jorge Monteiro de Barros também celebram, quando necessário.
-
É recomendado que apenas os pais peçam o Batismo para seus filhos. Evita-se aceitar inscrições de avós, tios, padrinhos, amigos ou quaisquer outras pessoas.
-
Para fazer a inscrição, os pais devem levar a certidão de nascimento da criança a ser batizada.
-
Os casos especiais serão vistos pela equipe e, se for necessário, será pedida orientação ao Padre Levi ou ao Padre Geovanne.
-
Os padrinhos, se forem casados, devem sê-lo no religioso. Não são aceitos padrinhos casados só no civil nem em união estável ou que morem juntos. Se forem solteiros ou viúvos não há problema.
-
Os pais NÃO precisam ser casados, esta exigência é apenas para os padrinhos, que devem ter também, de preferência, feito a Primeira Comunhão e a Crisma.
-
O Batismo é um SACRAMENTO, que é um sinal sensível e vísivel da manifestação de Deus, e não um acontecimento social, uma festa ou algo assim.
-
É importante também que os interessados busquem informações junto à equipe antes de convidarem padrinhos e marcarem datas, para não ocorrerem frustrações posteriores.
