nsdagloria

8 de fev de 20214 min

Pelas mulheres vítimas de violência - Fevereiro 2021 - O vídeo do Papa 02/21

Rezemos pelas mulheres que são vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e o seu sofrimento seja considerado e escutado por todos.
 
Papa Francisco – Fevereiro 2021


 
Hoje, ainda existem mulheres que sofrem violência. Violência psicológica, violência verbal, violência física, violência sexual.
 
O número de mulheres espancadas, ofendidas e violadas é impressionante.
 
As diversas formas de maus-tratos que muitas mulheres sofrem são uma covardia e uma degradação para toda a humanidade. Para os homens e para toda humanidade.
 
Os testemunhos das vítimas que se atrevem a quebrar o silêncio são um grito de socorro que não podemos ignorar.
 
Não podemos olhar para o outro lado.
 
Rezemos pelas mulheres que são vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e o seu sofrimento seja considerado e escutado por todos.


 
PRESS RELEASE
 
O Papa sobre a violência contra as mulheres: “Não podemos olhar para o outro lado”
 
O Vídeo do Papa de fevereiro lança um forte apelo contrário aos diferentes tipos de violência contra as mulheres. Diante dessa “degradação para toda a humanidade”, o Santo Padre pede que elas sejam protegidas pela sociedade e que seus sofrimentos sejam escutados.
 
Mulheres vítimas de violência
 

(Cidade do Vaticano, 1 de fevereiro de 2021) – O Vídeo do Papa de fevereiro foi publicado com a intenção de oração que Francisco confia a toda Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. É uma mensagem forte contra a violência que milhões de mulheres sofrem diariamente: “violência psicológica, violência verbal, violência física, violência sexual”. Para o Papa Francisco, esta realidade é uma “covardia e uma degradação para toda a humanidade”. Ele nos pede que rezemos pelas vítimas, “para que sejam protegidas pela sociedade e o seu sofrimento seja considerado e escutado por todos”.
 

O Vídeo do Papa deste mês procura tornar visível o drama deste tema também através da narração com imagens. Graças à colaboração de Hermes Mangialardodesign italiano, vencedor de prêmios internacionais e professor de design de animação –, o vídeo apresenta com ilustrações animadas a história de uma mulher vítima de violência que encontra coragem para escapar do túnel do abuso graças à sua própria força e a ajuda da comunidade.
 

Violência contra mulheres em números
 
“O número de mulheres espancadas, ofendidas e violadas é impressionante”, diz o Santo Padre no O Vídeo do Papa. De fato, as estatísticas coletadas pela ONU Mulheres, atualizadas em novembro de 2020, são chocantes: todos os dias, 137 mulheres são mortas por membros de suas próprias famílias; as mulheres adultas representam quase metade das vítimas de tráfico de pessoas em todo mundo; globalmente, uma em cada três mulheres já sofreu violência física ou sexual (e 15 milhões de meninas adolescentes, de 15 a 19 anos, sofreram estupro em todo o mundo). No ano passado, além disso, com o agravamento da pandemia, provocando restrição de movimento, isolamento social e insegurança econômica, aumentaram a vulnerabilidade das mulheres à violência na esfera privada em todo o mundo.
 
Em sua mensagem de fevereiro, o Papa pede pela proteção dessas vítimas nas sociedades. E embora pelo menos 155 países tenham aprovado leis sobre violência doméstica e 140 tenham legislação sobre assédio sexual no local de trabalho, para dar dois exemplos, isso não significa que sempre cumpram as normas e recomendações internacionais ou que elas são aplicadas.
 

Não olhar para o outro lado
 
O padre Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, fez a seguinte observação sobre esta intenção: “O apelo do Santo Padre é muito claro: ‘Não podemos olhar para o outro lado.’ Em outras palavras, não podemos ficar de braços cruzados diante de tantos casos de violência contra as mulheres, que se manifestam de múltiplas formas, das mais visíveis e indizíveis às mais insidiosas e inconscientes; em todos os casos, como produto de esquemas mentais arraigados e paradigmas culturais e sociais que as desvalorizam. É o que vemos no Evangelho, por exemplo, na passagem da mulher adúltera, que foi acusada por todos, mas a quem Jesus deu uma nova vida (Jo 8 2-11). A violência contra as mulheres em todas as suas formas é um grito aos céus. Francisco disse várias vezes: ‘Toda violência infligida às mulheres é uma profanação de Deus, nascido de uma mulher. A salvação para a humanidade veio do corpo de uma mulher: pela maneira como tratamos o corpo de uma mulher, compreendemos nosso nível de humanidade.’ Rezemos juntos por todas as mulheres vítimas de violência, inclusive meninas e adolescentes, e lutemos por uma sociedade mais justa, para que as proteja, ouça e alivie seu sofrimento”.

CREDITS
 
Campaign title:
 
The Pope Video – February 2021: For women who are victims of violence
 
A project by Pope’s Worldwide Prayer Network
 
In collaboration with Vatican Media
 
Creativity and co-production by:
 
La Machi Communication for Good Causes
 
Illustrations by:
 
Hermes Mangialardo
 
Music production and mix by:
 
Índigo Music Design

BENEFACTORS
 
Benefactors:
 
Ambassador Khétévane Bagration de Moukhrani (Embassy of Georgia to the Holy See)
 
Ambassador Grace Relucio Princesa (Embassy of the Philippines to the Holy See)
 
British Embassy to the Holy See
 
Ambassador Élisabeth Beton Delègue (Embassy of France to the Holy See)
 
Embassador Maria Elvira Velasquez Rivas-Plata (Embassy of Peru to the Holy See)
 
Embassy of the Republic of Armenia to the Holy See
 
Embassy of Canada to the Holy See / Ambassade du Canada près le Saint-Siège
 
Media partners:
 
Aleteia
 
Thanks to:
 
Doppler Email Marketing
 
With the Society of Jesus

https://thepopevideo.org/fevereiro-pelas-mulheres-vitimas-de-violencia/?lang=pt-br

    4
    0