AMBULATÓRIO SÃO JOSÉ

Senhor, aquele que amas está doente”

(João 11,03)

O Ambulatório São José, obra social da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Gloria, foi criado com o propósito de dar atendimento às pessoas carentes, prestando-lhes uma assistência médica digna, através de profissionais competentes, com grande espírito de solidariedade e com o pensamento voltado para amenizar os problemas sociais que vemos até hoje. 

São diversos voluntários – entre profissionais de saúde, pessoal da acolhida, informática, farmácia e serviços gerais - atuando sobre a Direção Técnica do médico e cirurgião dentista Dr. Domingos Azeredo Bastos e Direção Administrativa de Dra. Ailê Maria Castro de Azeredo Bastos.

Localizado ao lado da Igreja, com entrada pelo estacionamento da Rua das Laranjeiras, funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 e 14 às 18 horas, com atendimento gratuito de médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, bem como especialistas em auriculoterapia, campos visuais e exercício ortóptico.

Ocorre ainda a distribuição gratuita de medicamentos (com apresentação de receita médica/odontológica datada de 03 meses no máximo). Os interessados devem comparecer ao local portando documento de identidade e CPF para fazer seu cadastro e, na ocasião, marcar consulta, já que todo atendimento é agendado com antecedência.

O Ambulatório mantém, por preços bem reduzidos, convênios com laboratórios de análises clínicas, radiologia, ultrassonografia, ressonância magnética, endoscopia, clínica de oftalmologia além de, através de contacto, encaminhamento com solicitação de realização de cirurgia de catarata.

Encontram-se cadastrados cerca de 7.000 pacientes oriundos de toda a cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio.  Ressalta-se que o atendimento é ecumênico, ou seja, independente de crença e religião.

Os pacientes para serem atendidos, não podem ter Plano de Saúde, a fim de não prejudicar os que muito precisam e nada possuem.

Todos podem ajudar nessa missão doando medicamentos, ainda que parcialmente utilizados, mas no prazo de validade, além de material médico, odontológico, de escritório (caneta, papel e tinta para impressora, papel para fax, etc) e de limpeza (sabão em pó e líquido, desinfetante, papel toalha, etc).

O Ambulatório atua também como posto de vacinação nas campanhas públicas.

Se você é um profissional da área de saúde e quer fazer parte dessa obra social, venha conversar conosco. Com certeza, sua ajuda será muito bem vinda e muitos agradecerão a sua participação.

A partir de maio de 2012 passou a oferecer serviço gratuito de assistência jurídica com Advogados de plantão às 6as feiras, de 14 às 18h nas seguintes áreas:

  • Trabalhista

  • Previdenciária

  • Defesa do consumidor

  • Outros assuntos serão agendados em separado

Todos estão convidados a conhecerem o ambulatório, que está de portas abertas para recebê-los.