AIAS DE NOSSA SENHORA

Última atualização - jan/2017

Coordenação: Cidália Aragão / Marluce Sobreira

Direção Espiritual: Padre Geovane.

 

Reuniões: (de Formação) junho e outubro, às 9h.

 

Descrição das Atividades: 

O significado da palavra Aia é "serva de uma nobre dama", e é exatamente isso que são as Aias de Nossa Senhora, mulheres dedicadas aos cuidados das coisas que cercam a Mãe de Deus, Maria Santíssima, toda honrada e santa.

 

As Aias de Nossa Senhora têm como atribuições a organização e o bom andamento do Novenário de Nossa Senhora; a tradicional Troca das Vestes por ocasião da Festa da Assunção de Maria Santíssima; por tudo que envolve a beleza e nobreza das festividades da Mãe de Deus (as flores do altar, o polimento da coroa e do cetro, a limpeza e a ordem do ambiente etc.).

 

Cuidam também do andor de Nossa Senhora, das procissões, das carreatas, das animações litúrgicas das festas marianas e das recitações dos Terços durante as festividades.

 

São responsáveis também por angariar fundos para prover às necessidades da paróquia, em especial, para a organização das festas marianas. Embelezam e cuidam da Igreja como um todo, em um zelo a exemplo de Maria que foi ao encontro de sua prima Isabel, quando soube que esta estava grávida.

 

As Aias de Nossa Senhora são submissas às orientações do pároco e atendem às suas solicitações. E, principalmente, rezam em devoção à Nossa Senhora pela Igreja e seus sacerdotes.

 

Para fazer parte do grupo é necessário um período de preparação, depois em uma cerimônia (Missa), o pároco a introduz no rol das Aias, entregando à postulante uma capa com emblema de Nossa Senhora e um diploma.

 

Todas as Aias nas solenidades usam roupa preta e capa branca.

 

Tríduos e Missas Festivas:

  • Nossa Senhora de Lourdes – 11/02

  • Nossa senhora de Fátima – 13/05

  • Nossa Senhora da Cabeça – 12/08

  • Nossa Senhora da Glória - 15/08

  • Nossa Senhora das Dores – 15/09

  • Nossa Senhora Aparecida – 12/10

  • Imaculada Conceição – 08/12